Marcos Rocha Liss
Iniciante DIVISÃO 3 , ArtistaOlá a todos, espero que possam me ajudar:
- Meu padrinho está em idade bem avançåda e está em casa sob cuidados médicos devido a Câncer maligno. Hoje está em situação física bem delicada e por isso precisa resolver uma pendência trabalhista.
- Aposentado pelo INSS em set de 1992, por tempo de serviço. Mas continuou trabalhando.
- Ainda possui um contrato de trabalho em aberto (CLT) iniciado em março de 1980.
- Em 2008 se afastou do cargo deste empregador por motivo de doença, mas nenhum documento existe sobre o afastamento ou seu motivo.
- O empregador continuou pagando por um tempo seu salário e o INSS equivalente e hoje ele possui em nova conta no INSS (acredito que aberta depois de sua aposentadoria) aproximadamente R$ 4 mil (saldo) e um valor base de recisão mais alto.
- Lembrando que ele deixou o cargo sem nenhum documento que comprove o motivo de seu afastamento, desde agosto de 2008. E ambas as partes deixaram a situação em modo de esquecimento.
...............................................................................
- Sendo esta a situação, gostaria de saber quais os direitos, deveres e benefícios de meu padrinho?
- Qual é o estatus dele perante a lei, nessa situação? E como o empregador enxerga essa situação?
- Ele pode ter acesso aos números e outros dados do RH do empregador, pois tudo o que ele tem é a carteira de trabalho e o extrato da conta do INSS?
- Como proceder? Pois honestamente receber alguma quantia, se possível, seria de bastante ajuda nesse momento da vida dele.
...............................................................................
Obrigado a todos,
MR