x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.336

Duas contas FGTS da mesma empresa

Vanderci Eduardo Pereira

Vanderci Eduardo Pereira

Iniciante DIVISÃO 1 , Consultor(a) Informática
há 9 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 18:12

Boa noite,

Trabalhei em uma empresa por cerca de um ano, até abril de 2014. Pedi demissão e fui recontratado dois meses depois, onde permaneci até o início deste mês (maio/2015), quando fui demitido sem justa causa;

Isto acabou gerando duas contas no FGTS;

Ocorre que o cálculo para pagamento da multa de 40% foi baseada apenas na última conta do Fundo. Ao perguntar se a multa não deveria ser calculada sobre o valor total das duas contas, o Escritório de Contabilidade disse que não, pois o vínculo empregatício pesava somente sobre a conta mais recente, mesmo sendo do mesmo CNPJ;

Tentei argumentar mas eles solicitaram base legal para isto;

Gostaria de saber se eles estão certos ou errado e, se estiverem errados, gostaria que me informassem em qual Lei posso me basear para solicitar o recálculo da multa;

Grato.

Willian Aparecido Corsino

Willian Aparecido Corsino

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 20:35

Boa Noite Vanderci

Como no seu primeiro vínculo empregatício com a empresa você pediu demissão o valor de FGTS que você tinha depositado pela empresa fica retido, só sendo possível para saque, em caso de comprovação de 3 anos sem registros na Carteira de Trabalho, aposentadoria e financiamentos com a Caixa Econômica Federal.
O que o escritório de contabilidade passou esta certo, pois no seu segundo vinculo empregatício com a empresa que houve a dispensa sem justa e o que foi depositado de FGTS nesse período que servirá de base para multa do FGTS.

Espero ter ajudado.

Att Willian

MARCIA GONCALVES RIBEIRO

Marcia Goncalves Ribeiro

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 08:43

Bom dia, Valderci

O procedimento do escritório de contabilidade foi correto, pois no primeiro vínculo você pediu demissão e o depósito fica retido pela caixa.
A multa dos 40% foi calculada somente sobre o segundo vinculo pois você foi demitido pela empresa sem justa causa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade