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DUVIDAS EM RESCISOES

sandra cavalcante

Sandra Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 18 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2006 | 09:33

em um demissao sem justa causa com as seguintes datas admissao 10/10/2005 demissao 16/09/2006, gostaria de saber o seguinte.

13 salario idenizado estar sendo pago 1/12 avos, seria o mes da rescisao

ferias proporcional estar sendo pago 11/12 avos, seria 1 mes do aviso e 1 mes da rescisao (a mais)

ferias idenizada 1/12 avos

podem me ajudar obrigada

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5 , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 15:03

A aposentadoria por si só não acarreta a rescisão.

Se o empregado pedir demissão ou a empresa demití-lo você fará a rescisão como um empregado normal.

Se continuar na empresa não dá baixa na carteira, continua normal o contrato de trabalho.

LUIZ EUCLIDES OLIVEIRA JUNIOR

Luiz Euclides Oliveira Junior

Prata DIVISÃO 3 , Professor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 16:40

Marli boa tarde

Em relação a multa de 40% não existe quando o funcionário se aposenta. Vc informa a GFIP que o funcionário se aposentou cód. U2

OBS: Informe ao funcionário que ele pode sacar o FGTS mensalmente no caso de continuar trabalhando.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 20:21

E ainda, Marili, se a empresa optar por demití-lo terá de pagar todas as verbas trabalhistas de uma dispensa sem justa causa, inclusive a multa de 40% sobre o FGTS que, muito embora o aposentado possa sacar o saldo e os futuros depósitos, fica gravada a memória do movimento da conta (saldo e depósitos após a aposentadoria).

Mesmo aposentado o trabalhador incorre em dispensa por justa causa como qualquer outro empregado que descumpre a legislação.

Abraços!!!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 11:10

Não, Marli. Enquanto perdurar o contrato de trabalho a empresa deve recolher o FGTS do trabalhador aposentado como faz com qualquer outro empregado.

Esses depósitos podem ser sacados mensalmente pelo aposentado, isso não impede que o saldo se atualize mesmo que ele já tenha sacado o saldo que havia até a sua aposentadoria, a CAIXA mantem a memória do saldo sacado e dos novos depósitos, assim, se ele for demitido o empregador paga a multa de 40% sobre todos os depósitos efetuados, não importando se o saldo e os posterirores depósitos foram ou não sacados.

Carlos, sendo pertencentes ao mesmo grupo econômico (isso não significa que basta pertencer ao mesmo dono), o empregado poderá si ser transferido mesmo que o CNPJs das empresas sejam diferentes. Vc poderá identificar se pertencem ao mesmo grupo econômico analisando o memorial das empresas, os estatutos delas, ou o Contrato Social.

Espero ter ajudado.

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