x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.060

desconto de multa por atraso e suspensão

Visitante não registrado

há 9 anos Quarta-Feira | 15 julho 2015 | 18:21

sou responsável por passar contas para a dona da empresa efetuar o pagamento mais acabei esquecendo de encaminhar os boletos. no outro dia ela mandou eu ir pagar o boleto na lotérica e disse para que eu pagasse a multa por que a culpa era minha é como sou responsável por contas da empresa eu tinha que pagar a multa. acabei pagando mais quando pedi um recibo ela se revoltou e falou que eu era obrigada a pagar como falei que não concordava por que contas de empresa e contra de empresa e sou humana sujeita a erros não achava justo ainda mais que a multa era pessoal e do esposo dela ela me devolveu o valor e me deu uma suspensão por descumprimento de obrigações. gostaria de saber se essa suspensão é legal? e se sou obrigada a pagar multas nesse caso.

Hermes Ribeiro

Hermes Ribeiro

Prata DIVISÃO 1 , Orientador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 13:47

Hyorrane,

O Artigo 462 da Consolidação das Leias do trabalho (CLT) afirma que o empregador está proibido de efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, exceto quando este desconto resultar de um adiantamento salarial, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

No caso de algum dano causado pelo empregado, como por exemplo a quebra de algum material ou equipamento, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada (o empregado concorde com o desconto e, neste caso, assine uma autorização) ou na ocorrência de dolo (fraude ou outra atitude de má fé) do empregado.

Então, se estiver previsto no seu contrato que "os danos causados pelo empregado (você) poderão ser descontados do mesmo", você deverá sim arcar com as multas e juros dos boletos.

Mas não consta cláusula mencionando esta autorização, a cobrança por parte da empresa é indevida e, mais indevida ainda, é a SUSPENSÃO aplicada.

Se estiver se sentindo lesada e, na pior das hipóteses, disposta até ser demitida, procure o Sindicato da categoria ou Ministério do Trabalho e exponha o acontecido. Do contrário, com algum prejuízo você arcará.

Espero ter ajudado.

Visitante não registrado

há 9 anos Sexta-Feira | 17 julho 2015 | 00:36

obrigado. no meu contrato consta este artigo da Clt. Mais nada especificando sobre esse tipo de desconto ou suspensão neste tipo de situação..por isso eu queria saber se tenho direito a procurar o ministério para questionar essa suspensão. pois fora isso ja passei por situações muito desagradáveis e até humilhantes e gostaria de saber se isso me daria o direito de uma rescisão forçada para que não venha a perder meus direitos trabalhistas.

Rosiane de Oliveira dos Santos

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 17 julho 2015 | 08:56

Hyorrane,

Quanto ao desconto ele é devido mediante sua autorização, aqui na empresa onde eu trabalho, quando ocorre um erro assim, assinamos uma autorização, autorizando a empresa a descontar este valor em folha, para que fique tudo devidamente registrado, já a suspensão acho indevida, pois o primeiro passo seria a advertência verbal, após a advertência por escrito e enfim a suspensão.
Se você já teve problemas anteriormente onde se sentiu lesada ou humilhada, deve sim procurar o MTE ou Sindicato da categoria para buscar conhecer os seus direitos, ou até mesmo um advogado de sua confiança que possa esclarecer suas dúvidas.

" Não espero perfeição de ninguém, porque perfeição não posso retribuir. Espero apenas sinceridade."

Visitante não registrado

há 9 anos Sábado | 18 julho 2015 | 10:53

levei a suspensão por. que pedi um recibo, pois ela me fez pagar na mesma hora. como pedi o recibo ela me devolveu o valor e me deu a suspensão. é isso que quero saber se é legal ou se posso recorrer de alguma forma. quero saber se tenho direito a um rescisão indireta??

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 15:11

Hyorrane,

O mais correto seria você buscar a orientação de um profissional, pois as informações aqui dadas são baseadas em nossas experiências na área e pode não ser a orientação o que você precisa.

" Não espero perfeição de ninguém, porque perfeição não posso retribuir. Espero apenas sinceridade."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade