x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 12.400

Reajuste Salarial x Espontâneo X Troca de Função X Antecipaç

wiser.rh

Wiser.rh

Bronze DIVISÃO 1 , Agente Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 15 julho 2015 | 21:21

Prezados,

Data base da Categoria: Maio.
O acordo foi homologado apenas em JULHO/2015. (7% de Reajuste Salarial)
A correção salarial 2015 é com base nos Salários já reajustados de Maio/2014.

Dúvidas:

Na convecção de 2014 JOÃO passou a receber R$1.347,00 em (MAIO/2014); em Janeiro/2015 Recebeu um aumento espontâneo e passou para R$2.300,00. Qual será a base de Reajuste para o João? R$1347,00 x 7% = (R$94,29) que deverá ser acrescido na base atual , ou seja, passará para R$ 2.394,29 ou será R$ 2.300,00 x 7% = R$2491,00?

Com base nesse exemplo, como ficam as demais formas de reajuste quando, por exemplo, de Junho/2014 a Maio/2015 os funcionários tiveram reajustes por Troca de Função, Antecipação e Espontâneo por mérito?

Obrigado!

Hermes Ribeiro

Hermes Ribeiro

Prata DIVISÃO 1 , Orientador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 13:55

Wiser,

Você deverá ler atentamento a CCT aprovada em julho para saber se os aumentos espontâneos, antecipação e troca de função poderão ou não ser compensados.

Para as modalidades de aumento que puderem ser compensadas não haverá novo reajuste. Já para as que não podem ser compensadas, haverá o reajuste incidente sobre o salário de abril (mês anterior à data-base).

Espero ter ajudado.

Joyce Dantas de Castro

Joyce Dantas de Castro

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 14:30

Boa Tarde Pessoal.
Tenho uma dúvida referente a reajuste.

Minha data base é julho 07 e até agora não saiu o dissídio. Minha empresa não faz antecipação salarial.

Tive 2 rescisões nesse mês de setembro e sei que quando sair o reajuste, o sindicato em guias próprias mandará a diferença de salário.
Porém, o que devo fazer em relação a ctps das funcionárias que se foram......tem que anotar em ctps o aumento de salário pelo dissídio ou não?
Se houver, precisa de uma anotação especial em anotações gerais?

Por favor, me respondam e desde já agradeço.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 09:14

Olá Joyce
Boa tarde,

Você solicita ao ex-empregado que leve a CTPS para atualização.
Nada de especial. Em alterações salariais.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Joyce Dantas de Castro

Joyce Dantas de Castro

há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 13:48

Obrigado Vânia.
Estou com outra dúvida referente a cct atrasada....

como disse, a minha data base é 01/07, e até agora não saiu....
fiz duas contratações depois desse período, uma em agosto e outra agora em setembro....
na parte do registro, coloquei o salário antigo, mais o que devo fazer quando sair o reajuste?
coloco em alteração de salário qual data?
alguma anotação especial em Anotações Gerais?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 13:53

Olá Joyce
Boa tarde,

Se a data base é julho, o registro foi em Agosto e sair em Setembro, você irá retroagir o pagamento complementar a Agosto.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
wiser.rh

Wiser.rh

Bronze DIVISÃO 1 , Agente Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 14:00

Joyce,

Quando isso ocorre, eu faço da seguinte maneira:

Exemplo:
Data Base: Julho/2015
Admissão em agosto, porém ainda não saiu a Convenção Coletiva:
Quando sair a convenção coletiva se as pessoas contratadas depois da data base, ficarem tiverem seus salários reajustados, para não ficarem abaixo do piso da convenção ou equiparados aos demais cargos. Eu calculo a diferença de salário desde o ingresso dessa pessoa em folha complementar e a anotação na ctps, fica como aumento de salário desde a data da admissão, por motivo de convenção coletiva. Faço uma anotação na ctps como aumento de salário desde a data de ingresso do empregado. Ex: em 25/08/2015, passou para R$xxx por motivo de Acordo coletivo.

Joyce Dantas de Castro

Joyce Dantas de Castro

há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 14:31

ok.
coloco em alteração de salário: a data da admissão em vez da data base, o salário novo e o motivo por convenção coletiva .
Em anotações gerais, coloco a data que saiu a convenção:Em _____/_____/____ salário passou a ser de R$ por motivo de Acordo Coletivo.

Joyce Dantas de Castro

Joyce Dantas de Castro

há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 14:34

Ok.
coloco em alteração de salário: a data da admissão em vez da data base, o salário novo e o motivo por convenção coletiva .
Em anotações gerais, coloco a data que saiu a convenção:Em _____/_____/____ salário passou a ser de R$ por motivo de Acordo Coletivo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade