x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 44.998

CONCESSÃO DE FÉRIAS (MAIO DE 50 ANOS)

André XXXX

André Xxxx

Prata DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 16 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 16:40

Boa tarde a todos!!

Um funcionário com mais de 50 anos de idade, ele pode ter 10 dias de abono? Quando o funcionário solicita que vai gozar somenta 20 dias, a empresa é obrigada a comprar o restante de 10 dias??

obrigado,

Marilene Nolasco

Marilene Nolasco

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 08:39

Andre,
Bom dia!

Funcionário maior de 50 anos NÃO poderá parcelar as férias, ou seja, não poderá tirar em 2 períodos de 15 e 15 por exemplo.
Quanto ao abono pecuniário é direito do funcionário converter 1/3 das férias em abono pecuniário (Art 143 da CLT).
No seu caso o funcionário poderá sim descansar 20 dias e "vender" 10, apenas lembre-se que os 20 dias de descanso terão que ser usufruidos em único período, nada de descansar 10 agora e o restante no Natal.

Espero ter ajudado.

boa sorte.

Marilene

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 15 maio 2009 | 11:14

Bom dia Marilene. Vi que este tópico já foi criado há algum tempo, mas fiquei com uma dúvida quanto ao que você falou. Funcionário maior de 50 anos não pode gozar sua férias em dois períodos? Nuca havia ouvido algo sobre isso, procurei na CLT, mas não encontrei nada. Será que você sabe me informar a base legal, caso ocorra de algum cliente meu me questionar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade