x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 3.278

Compra empresa porteira fechada - direitos trabalhistas

Evandro Evangelista Porto

Evandro Evangelista Porto

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 10:17

Na compra de empresa com porteira fechada, será constituído um novo CNPJ para os novos donos do negócios. Os empregados serão mantidos, será feita a rescisão do empregador anterior e registrado no novo CNPJ. No novo registro o salários e direitos dos empregados poderá ser menores?

Evandro E. Porto

ESCRITA FISCAL 2.0, elevando o nível do seu conhecimento!
https://go.hotmart.com/O4519486A

Entre no grupo TIRA DÚVIDAS - CONTÁBIL/TRIBUTOS
https://www.facebook.com/groups/511363215681920
Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 10:29

Allan Rodrigues,

Quanto ao salário menor, se houver concordância dos funcionários em rebaixar a carteira não terá problema, agora quanto aos direitos esses permanecem imutáveis.

Allan Rodrigues Guimarães

Allan Rodrigues Guimarães

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 10:37

Itamar,

Vale lembrar que os funcionários serão legalmente demitidos e admitidos em uma empresa sem vinculo algum com a já existente. Não sou especialista em Sucessão do Empregador, mais aparentemente não se classifica a mesma. Como dito anteriormente se existir vou buscar algum embasamento.

Espero ter ajudado.

''Quando um homem cava um poço muitas pessoas conseguem água''.

...Não retenha o conhecimento...
Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 10:50

Evandro,

Dentro da CLT voce encontrará quais são os direitos do trabalhador.

Quanto a venda da empresa, se todos os funcionários serão indenizados de acordo com a Lei e depois readmitidos com salário menor, foi como explicitei acima, desde que aceito pelos mesmos, não haverá problema.

Mas sugiro também verificar se existe algo previsto em convenção coletiva de trabalho junto ao sindicato da categoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade