x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 709

Camila Cornélio

Camila Cornélio

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 12:04

Boa tarde!

No caso do atraso na homologação, o Art. 477 prevê o pagamento da multa.

A multa deve ser paga obrigatoriamente no ato da homologação, ou podemos homologar e, posteriormente, o funcionário requerer a multa judicialmente?

O sindicato pode exigir o pagamento da multa no ato?

Agradeço á atenção.

Evaldo Carlos da Silva Junior

Evaldo Carlos da Silva Junior

Bronze DIVISÃO 5 , Suporte Técnico
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 12:26

o paragrafo 4º do artigo em questão deixa claro que:
"O pagamento a que fizer jus o empregado será efetuado no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho, em dinheiro ou em cheque visado, conforme acordem as partes, salvo se o empregado for analfabeto, quando o pagamento somente poderá ser feito em dinheiro."

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 12:45

Boa tarde Camila!

O pagamento da Multa do Art. 477 deverá ser feito no ato da homologação. O sindicato poderá sim cobrar essa multa e por isso seria interessante você já colocar a mesma na própria rescisão lembrando que isso não gera reflexos no INSS nem FGTS, pois é verba indenizatória.
Veja também se a sua convenção coletiva fala algo à respeito e pesquise no sindicato também. Eles irão te orientar de como proceder. Eu se fsse vocês não deixaria isso ir para uma Reclamação Trabalhista, pois dará mais trabalho.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Camila Cornélio

Camila Cornélio

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 13:15

No caso, a rescisão foi paga em data hábil, não creio que haverá multa, mas se exigirem, quis obter informação mais segura, pois a advogada da empresa me disse que não tenho obrigação de pagar a multa no ato e tive duvidas.

Segundo ela, o que trata o paragrafo 4º, refere-se apenas as verbas rescisórias e não a multa.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 16:57

Boa tarde Camila!

No caso do atraso na homologação, o Art. 477 prevê o pagamento da multa.

A multa deve ser paga obrigatoriamente no ato da homologação, ou podemos homologar e, posteriormente, o funcionário requerer a multa judicialmente?

O sindicato pode exigir o pagamento da multa no ato?

O que eu entendi na sua pegunta é que você tinha uma rescisão atrasada...... Mas se a homologação e pagamento voram dentro do prazo legal, não há o que se falar em multa.. o máximo que o sindicato pode cobrar é uma taxa de homologação...

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade