x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 2.506

Operador de Caixa x Faturista.

Visitante não registrado

há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 10:47

Bom dia,

Pessoal preciso de um esclarecimento....

Vamos lá!

1ª Situação:
Determinada empresa possui dois funcionários trabalhando no caixa, porém, uma fica responsável pelo faturamento (função da CTPS: Supervisora de Caixa, inclusive ela tinha o salário um pouco maior, tendo em vista que enviava algumas declarações fiscais, ou melhor, gerava os arquivos necessários para o envio dessas declarações), emitia notas ficas, envio de remessas bancárias. Somente o computador que ele operava estava habilitado para emissão de notas fiscais.

A outra funcionária (função na CTPS: Caixa) ficava responsável apenas pelo atendimento dos clientes que estão pagando a vista e com cartão, em regra as pessoas físicas. Vale ressaltar que essa divisão não era taxativa, visto que, no sábado, a funcionária Operadora de Caixa ficava no faturamento, tendo em vista que elas alternavam os sábados, inclusive a pessoa do faturamento também eventualmente atendia os clientes pessoas físicas que estavam pagando a vista quando havia aglomeração de clientes. Ambas recebem o quebra de caixa.

2ª Situação: Considerando o momento complicado para as empresas (baixo faturamento/queda nas vendas) a empresa dispensou a funcionária Supervisora de Caixa e trocou o sistema operacional, sendo assim, os dois computadores passaram a emitir notas fiscais.
Atualmente as duas operadores de caixa estão emitindo notas, porém, não geram nenhum tipo arquivo p/ envio (ex..remessa bancária, arquivos p/ enviar declarações ao fisco e etc...) isso ficou centralizado no financeiro da empresa.

Ocorre que as funcionárias que são Operadoras de Caixa questionaram, pois, segundo elas a função de caixa não compreende a emissão de notas fiscais, tendo em vista que antigamente elas não faziam essa tarefa.

Entendo que emissão de notas está relacionada às tarefas de caixa, pois trata-se de um documento fiscal de emissão obrigatória, correlato a rotina de caixa. É diferente da empresa solicitar que elas vendam algum produto, pois não há nexo entre caixa e vendas de produtos!!!!

Alguém pode esclarecer por favor?

Atenciosamente

Maysson Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade