x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 108.130

Janaína Tavares Alves

Janaína Tavares Alves

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 10:25

Bom dia!!

Gostaria de saber qual a diferença de FGTS e INSS.
Na folha de pagamento é descontado o INSS, certo? O FGTS não é descontado?? É a empresa que tem que pagar independente de descontos da folha do funcionário?? Tenho um caso de funcionario afastado desde 2004, recebe pela caixa só o INSS, FGTS ele não tem desde qdo foi afastado, é isso mesmo??!!

Desde já agradeço!

Janaína

Eu quero, eu posso e eu consigo!
Rafael Rornelles

Rafael Rornelles

Prata DIVISÃO 3 , Agente Financeiro
há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 10:44

INSS é descontado do funcionario, variando a aliquota entre 8, 9 e 11%, ele é para aposentadoria do funcionario, para pagamento de beneficios como auxilio doença, auxilio acidente, auxilio maternidade, aposentadoria por invalidez, nesses casos quando há um afastamento do funcionario superior a 15 dias, o INSS paga o salario dele.
Fora o que é descontado do funcionario a empresa ainda paga uma aliquota, que varia conforme a natureza da empresa (CNAE), que é repassado para o INSS, e tambem para terceiros, com SESC, SENAE entre outros.

FGTS nao eh descontado do funcionario, é a empresa que paga 8% sobre o salario de contribuição do funcionario, que eh depositado em uma conta na caixa economica federal, a qual o funcionario saca no final da relação de trabalho.

Quando há afastamento por acidente de trabalho, a empresa continua recolhendo o FGTS mais ele ainda nao saca, so vai sacar em uma aposentadoria por invalidez, quando for afastado por doença nao relacionada ao trabalho, a empresa nao recolhe o FGTS durante o afastamento.

Espero ter ajudado, tentei simplificar e ser objetivo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade