x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.647

Licença maternidade

JONÁRIA PEREIRA

Jonária Pereira

Iniciante DIVISÃO 3 , Assessor(a) Comercial
há 9 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 13:52

Bom dia, fui admitoda em janeiro de 2014, sou registrada na CLT , ganho um fixo + comissão por vendas. Estou grávida a previsão pra nascimento do bebê é em setembro de 2015 e como tinha uma férias vencidas e a outra vence durante má minha licença maternidade, a empresa me concedeu férias de 10/08 a 09/09 de 2015. Meu médico pretende entrar com pedido de afastamento para licença assim que vencer minhas férias, pois o bebê pode nascer do dia 10 a 21 do mês 09/2015. Minhas dúvida sao
O atestado do médico com a do licitação de afastamento devo entregar na empresa ou no INSS?
A licença são de 120 dias remuneradas pela empresa ou pelo INSS ?
O cálculo do valor da remuneração durante o período da licença junta a média dos últimos 12 meses de comissão +fixo ? Existe algum desconto em cima ?
Pelo fato de eu está de férias a média seria a mesma do que foi pago pelas férias ?
Eu entradando con o pedido dia 10/09 quando é realizado o primeiro pagamento ?
O pagamento de 13 salário como é realizado a média das comissão?
Estou com todas essas dúvidas, pois fui perguntar no DP da empresa e eles me disseram que eu devo da entrada no pedido de licenca na previdência social, e que os pagamentos também seria por lá.
E até onde eu sei , para mães empregadas é a empresa quem paga pela licença.
Obrigada e aguardo respostas.

JULIANA NASCIMENTO

Juliana Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 14:05

Boa tarde Jonária!
Você deve entregar o atestado na empresa, pois quem faz o pagamento de salário maternidade é a empresa e a mesma compensar o valor pago em seu INSS.
Continua o desconto para Previdência Social e o 13° será calculado em cima das suas comissões.
Assim como a folha normal, o salário maternidade deverá ser pago até o 5° dia útil do mês subsequente.

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 14:14

Boa tarde, Jonária!

Sendo você uma funcionária registrada sua licença fica a cargo da empresa, onde você deve entregar seu atestado. O valor da licença será média dos últimos 06 meses de salário, descontando INSS. No caso das férias será feito a média dos últimos 12 meses, podendo varia de acordo com o período de 12 meses a ser considerado. Para cálculo do 13 º segue a mesma regra.
O pagamento de licença maternidade segue os mesmo padrões do pagamento de salário normal: até o quinto dia útil do mês subsequente.

Espero ter ajudado.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
PATRICIA INES

Patricia Ines

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 14:26

Boa Tarde

Vou tentar te ajudar com o pouco que sei:

O atestado do médico com a do licitação de afastamento devo entregar na empresa ou no INSS?
O atestado devera ser entregue na empresa.

A licença são de 120 dias remuneradas pela empresa ou pelo INSS ?
A empresa fará o pagamento do seu salario, porem é de responsabilidade do INSS, então a empresa fara compensação na guia que ela paga de INSS.

O cálculo do valor da remuneração durante o período da licença junta a média dos últimos 12 meses de comissão +fixo ? Existe algum desconto em cima ?
Paga salario normal mas medias, e desconto normal de INSS.

Pelo fato de eu está de férias a média seria a mesma do que foi pago pelas férias ?
Creio que sim

Eu entrando com o pedido dia 10/09 quando é realizado o primeiro pagamento ?
5 dia útil normal, todo mês.

O pagamento de 13 salário como é realizado a média das comissão?
comissão do ano, dividido por 12 meses dá-se a media

Acho que é isso.

Att

Patricia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade