Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Pessoal,
Boa tarde!
Estou com uma "bomba" aqui na minha mão. ...rrrsssss
Uma funcionária, que tem a função na de empresa auxiliar de cozinha, cuja tarefa mais "pesada" é lavar as vasilhas. Recentemente ela apresentou um atestado médico de 8 dias, e disse que está com "problemas de saúde" e não pode fazer esforço.
No atestado que ela apresentou (atestado médico do SUS) não consta nada da doença da funcionária, nem mesmo o código do CID. Neste atestado consta apenas o nome da funcionária, o período em que ela terá que ficar afastada do serviço, a data e assinatura do médico.
O grande problema é que a empresa está desconfiada que este atestado é fraudulento, ou seja, a empregada não tem nenhuma doença e apresentou o atestado apenas para abonar a sua falta (prática que é bastante comum, principalmente nas pequenas cidades).
Para ajudar ainda, o período em que a empregada estará afastada por motivo de "problemas de saúde" é exatamente o mesmo período em que uma irmã da funcionária veio visitá-la. Para piorar a situação ainda, o empregador depara com a empregada "lavando roupas", que é uma tarefa muito mais pesada do que lavar vasilhas, que prejudicaria muito mais a sua saúde. Por estes motivos que o empregador está desconfiado deste atestado.
Tem como uma empresa contestar o atestado médico?? O que é necessário para isto??
Conversei com um amigo do interior de SP (Ipuã) e ele me informou que lá não é qualquer atestado que a empresa aceita não. Eles tem na CCT uma determinação que para os atestados médicos serem válidos, tem que ser médico autorizado pelo sindicato, caso contrário, a empresa "rasga" o atestado e desconta a falta do empregado. Mas aqui não tem sindicato.
Muito obrigado pela atenção.