x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 4.130

PASEP com nome errado / PIS inexistente na RFB

Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 08:34

Bom dia, prezados!

Está acontecendo uma situação curiosa comigo, agradeceria se pudessem me auxiliar.

Meu primeiro registro em carteira foi em uma Autarquia de SP.
A pessoa que me cadastrou no PASEP escreveu meu nome errado (e o nome da minha mãe, também).
Quando saí de lá e fui trabalhar em um empresa privada, o contador utilizou esse mesmo número PASEP para me registrar e recolher INSS/FGTS.
Mas quando, finalmente, resolvi regularizar meu nome junto à Caixa, o atendente disse que estava errado usar esse número PASEP, inativou-o e criou um número PIS para mim.

Até aí, tudo bem. Agora vem a questão: recentemente, prestei serviços como autônomo a uma empresa. Quando do recebimento, me disseram que não poderiam efetuar o pagamento pelo fato do meu PIS não constar no cadastro da Receita Federal - consultaram meu PIS no site SAL - Sistema de Acréscimos Legais da Receita: http://www2.dataprev.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesCI/filiadosApos/selecionarOpcoesCalculoApos.xhtml. E, realmente, quando faço uma consulta pelo meu PIS, vem a mensagem que não existe na base de dados.
Fiz um novo RPA, colocando o número do PASEP, mas apenas informaram que o nome está divergente.

Voltei à Caixa pedindo para incluir meu PIS junto ao INSS/Receita, mas me disseram que está tudo certo e não podem fazer nada. O INSS ainda não voltou a funcionar na minha cidade para poder pedir esclarecimentos.

Como faço para que meu cadastro no PIS fique constando no INSS e na base de dados da RFB?

Agradecido desde já!

Tiago Moreira

Tiago Moreira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 14:21

Boa tarde Lucas,

Casos como o seu eu ainda não tinha visto, pelo que eu entendi você deve estar com 2 números PIS/PASEP, e estão dando conflito.

Acho que para tentar resolver o seu problema terá preencher uma RDT (Retificação de Dados do Trabalhador) ou talvez uma DMN (Documento de Manutenção do NIS).

Tente ligar no 0800 726 0207, senão estiver enganado será opção 1 e 3 respectivamente, lá você falará com um atendente e irá pedir para consultar o número do PIS, caso esteja com 2 números eles irão falar, e qualquer dúvida pode tirar com eles mesmo.

Eu particularmente prefiro tirar algumas dúvidas no 0800 da caixa ao invés de ir pessoalmente com os atendentes.

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: