Walan Lima
Bronze DIVISÃO 3 , Sócio(a) ProprietárioPrezados, boa noite.
Estou com uma situação bastante delicada.
Uma certa funcionária na função de Gerente, gostaria de pedir a sua mudança de função para Vendedor, este ultima função seria SALÁRIO + COMISSÃO, a mesma alegou que a função de gerente tem muitas responsabilidades e que esta funcionária não consegue atender os objetivos e metas da empresa. Por outro lado, a empresa não tomou nenhuma decisão sobre este caso, pois até o momento esta colaboradora ainda continua na função de gerente.
Li o o art. 468 da CLT determina que nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições, por mútuo consentimento, e ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
Sei que por punição, ou té mesmo por baixa produtividade e desempenho de função partindo do empregador, é uma atitude ilícita, pois estaria constrangendo o funcionário.
Portanto, gostaria de saber se existe algum documento na qual a funcionária pediria em uma carta, por conta própria a sua renuncia na função de gerente, fazendo tal pedido a manuscrito, existiria algum modo em que esta funcionária poderia por livre e espontânea vontade mudar de função de gerente para vendedor e a empresa estaria de isentando de qualquer tipo de reclamação trabalhista neste caso?