x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.214

dissidio como aumento salarial

deise oliveira

Deise Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Publicitário(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 13:00

Oi, gente! Queria a ajuda de vocês. Há cerca de 4 meses pedi aumento salarial. Mês passado minha chefe me chamou e disse que haviam concedido 20% de aumento. Agora, também caiu o dissidio e me disseram que na verdade meu aumento foi de 11%, que 9% era do dissidio. Isso está certo? Achei isso um absurdo e queria entender melhor.

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 13:07

Boa tarde,

Infelizmente pode ocorrer isso, deve haver uma cláusula (normalmente comum) no próprio dissídio coletivo prevendo que podem ser "abonados" aumentos espontâneos dados antes da data base da categoria, se inferior somente corrige ao correto, se maior pode ficar como esta, agora vai da política de cada empresa, tem empresa que da o aumento por mérito e do dissídio, no seu caso deve ter havido isso ( 11 + 9).

Att.

Assistente Contábil
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 13:13

Boa tarde Deise,

Conforme nosso colega Everton informou, a empresa pode fazer isso como antecipação de aumento de dissidio. Isso não ocorreria caso fosse uma promoção e você tivesse alteração de cargo/função, ai nesse caso alem do aumento dado pela empresa deveria ter o aumento do dissidio também.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Vinicius Land

Vinicius Land

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 13:31

Tens que ve se não tem alguma cláusula na convenção falando isso, mais isso seria anti-ético da empresa informar um aumento de 20% e não avisar que já estava o reajuste do dissidio.

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 14:47

Olá Deise,

É bem comum sim, observe a data base do seu dissídio e só negocie aumentos após a efetivação, importante ressaltar que, pode haver atrasos no dissídio por isso muitas empresas se utilizam da antecipação, por exemplo, a data base é março mas só sai em agosto, etc.
Todavia, deve ser anotado na CTPS como antecipação e qual percentual.

Att.

Angel

deise oliveira

Deise Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Publicitário(a)
há 9 anos Sábado | 17 outubro 2015 | 20:20

Obrigada pela orientação, pessoal. Pelo que entendi terei que me conformar mesmo, não há muito o que fazer.

[/code]João, eles não me pediram a carteira ou me deram qualquer coisa pra assinar, foi tudo de boca. Nem mesmo e-mails me enviaram formalizando.

[code] Vinicius Land, foi isso mesmo, eles nem me falaram que estaria incluso, eu nem sabia que teria dissídio. Aliás, o dissídio deveria ter sido aplicado em agosto, mas pagaram agora em setembro - e incluíram o valor de agosto- e só então foi avisado que teria. Achei muito antiético e pouco respeitoso eles informarem um valor e depois incluir, nunca foi dito que teria dissídio nesses 20%.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade