Priscila Andrade de Freitas
Bronze DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBoa Noite!
Sou estudante de ciências contábeis e trabalho na área de Controladoria. Contudo, estou auxiliando meu pai em um registro de um funcionário pelo MEI. Gostaria de saber, se podem me ajudar com informações práticas e do dia-a-dia.
Já possuo os documentos do funcionário:
• Carteira de Trabalho e Previdência Social -
• Certificado Militar: prova de quitação com o Serviço Militar (para os homens maiores de 18 anos).
• Certidão de Nascimento
• Atestado Médico de Saúde Ocupacional
• Declaração de rejeição ou de requisição do vale transporte: para saber se o empregado utiliza ou não transporte público para ir e voltar ao trabalho.
• Outros documentos: cédula de identidade, CPF
número do PIS (Programa de Integração Social)
e título de eleitor.
• Assinatura do contrato de trabalho em duas vias: registra o acordo formal de trabalho que está sendo estabelecido entre as partes, ou
seja, empregador e empregado
Dúvida em relação aos documentos:
• Declaração de rejeição ou de requisição do vale transporte: para saber se o empregado utiliza ou não transporte público para ir e voltar ao trabalho. (Onde obtenho este documento? Mesmo se o funcionário morar ao lado, devemos preencher estes documentos?)
• PIS (Programa de Integração Social) - Onde posso este documento? Sou eu o funcionário que deve ir atrás? Já tentei acessar https://www.cef.gov.br.
Vi, que preciso de acesso ao NIS na Caixa, mas não consigo efetuar isso pelo site.
Por ser MEI, sei que não precisamos de certificado digital, isto confere?
Tenho tentado acessar o - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e não estou obtendo sucesso.
Como devo recolher a guia de Recolhimento do FGTS (GRF/SEFIP)?
Onde devo efetuar a Contribuição previdenciária ao Instituto Nacional do Seguro Social(INSS)? Sei preencher a GPS, contudo não sei devo efetuar algum registro no INSS.
Obrigada.