x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.392

b. oliveira

B. Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 10:44

Bom dia

Alguem sabe me dizer se quando um funcionario falta se ele perde o DSR da semana da falta ou DSR da semana seguinte ?
obs: conversei com um auditor do trabalho e ele me falou que perde o da semana que faltou , porem ja outras pessoas falando que perde o da semana seguinte.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 10:57

B. Oliveira, bom dia!

O correto é efetuar o desconto da semana que faltou no mês corrente, quando mensalista!

Veja:

Informamos que para que o empregado tenha direito à remuneração do Descanso Semanal Remunerado (DSR), é necessário que o seu horário de trabalho seja integralmente cumprido, sem faltas, atrasos ou saídas durante o expediente, desde que tenham ocorrido sem motivo justificado ou em virtude de punição disciplinar.

Assim, o empregado que injustificadamente falta ou atrasa, ainda que minutos (por exemplo, 11 min.) poderá sofrer o desconto do DSR em seu salário.
Observa-se que o desconto, se refere aos domingos bem como as faltas da semana.

Assim, se o empregado não justificou sua ausência por um dos motivos do art.473 da CLT, poderá ocorrer o desconto do DSR.

www.empresario.com.br

Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 11:19

Bom dia, Pessoal!

No caso do funcionário que faltou um dia da semana (entre 05 e 09/11), ele perde só o DSR do dia 11/11 ou + o Feriado 12/11 ?

Tenho outro funcionário que faltou dia 09 e 13/11, ele também perde o feriado, certo?

Os 2 são mensalistas e sei que há divergências de opinião, mas se puderem me ajudar...

Obrigada,
Andreia

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 11:37

Andreia Maier bom dia!

Se o colaborador tiver 1,2 ou 3 faltas na mesma semana ele terrar desconto das faltas + o DSR, em caso de ocorrer feriados nesse período não é devido desconto visto que o mesmo não trabalharia, em caso contrario sim é devido desconto.

Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade