x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 4.231

Férias - recusa em assinar o aviso

Amanda

Amanda

Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2015 | 17:46

Bom dia!
Preciso de uma orientação.
A empresa quer que eu tire férias na próxima semana dia 9/11, mas só me avisou ontem, dia 3/11.
O aviso que me deram estava com data do dia 8/10.
Me recusei a assinar. O que pode acontecer? Qual a orientação para este caso?

Muito obrigada!

Pedro Baschiera Neto

Pedro Baschiera Neto

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2015 | 17:55

Legalmente você está certa!

Porém a data das férias é decisão da empresa e você pode simplesmente estar dando um tiro no pé agindo dessa forma.

Não estou dizendo que a empresa está correta, porém você está arrumando um problema que pode não ser bom pra você, principalmente nesse período que não está nem um pouco fácil arrumar emprego.

Boa Sorte!

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2015 | 18:37

Amanda, boa tarde!

Segue as orientações do colega Pedro Baschiera Neto, e veja também o que diz a legislação:

CLT,

Art. 134 - As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subseqüentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977)

Art. 135 - A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o interessado dará recibo. (Redação dada pela Lei nº 7.414, de 9.12.1985)

Na pratica muitas coisas não são obedecidas e as empresas acabam correndo esse risco, visto que o descumprimento da legislação traz penalidades ao infrator.

Se você tem interesse em se desligar da empresa pode exigir seus direitos impondo o que a legislação diz (é o correto) outrora ficara vulnerável a um desligamento, pois a empresa estando errada pode achar que você esta resistindo a uma imposição (desonesta). Resumindo, bater de frente só resultara em uma reclamatória trabalhista, se é isso que quer vai em frente, coso contrario assine e continue no seu emprego, pois não esta nada fácil ai fora como sitado pelo colega, abraços.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade