x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.017

Quando pode haver desconto em Folha Salarial em caso de Erro

Elzio Alves

Elzio Alves

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Rede
há 9 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 15:27

Olá,

Boa Tarde,

Tenho uma dúvida, um amigo causou um prejuízo a empresa onde trabalha, por desatenção e ou descuido ele fez com que vários litros de leite viesse a perder (coalhar), o prejuízo extrapola o valor do seu salário mensal.

Gostaria de saber o que a lei diz nesse caso, pois não foi um erro proposital, onde ele agiu de má fé, mas foi uma imperícia e desatenção por parte dele.

O salário que ele recebe atualmente é por volta de 1470, a empresa lhe pagou somente 290 reais, o problema ocorreu a 15 dias atras, a empresa agiu corretamente em descontar por volta de 80% do seu salário? Sendo ele pai de família e dependente do seu salário....

Segundo pesquisas que fiz, o correto seria descontar no máximo 70% do salário independente se foi má fé ou descuido desintencional. Porém queria saber, a empresa ta correta em descontar mesmo ja tendo passado metade do mês?

Caso não conste nada em contrato, no caso não sendo intencional a falha, e no caso também não relataram nada no contra-cheque, somente cobraram, ele teria direitos em cobrar da empresa que desconte somente parte da divida? que parcele?ele tem esse direito ou independente dele aceitar ou não, ele terá que aceitar o proposto pela empresa? o desconto dos 80%....

.....porque com base no art. 82 da CLT e orientação jurisprudencial SDC 018-TST, que deve ser respeitado o limite de desconto de no máximo 70% (setenta por cento) do salário auferido pelo empregado no mês, devendo o mesmo receber, ao menos, 30% (trinta por cento) de seus vencimentos.

Mas queria saber se não tem alguma brecha que obrigue a empresa a parcelar esse "desconto em folha"....

Agradeço a todos que responderem,

Att,

Elzio Alves

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 16:29

Boa tarde Elzio!

Realmente o empregado não pode receber menos que 30% de seu salário em espécie, por isso que a maioria das empresas fazem adiant. quinzenal, de 30% do salário bruto..

Se ele não teve isso, precisa ver na Convenção Coletiva se fala alguma coisa a respeito ou ir no sindicato, contanto se a empresa souber disso poderá demiti-lo, sem justa causa...

É uma coisa complicada, pois se houvesse dolo da parte dele a empresa ia demiti-lo por justa causa.. então seria interessante ele sentar e conversar como RH da empresa e expor a situação que hoje ele se encontra financeiramente e tentar reverter isso para parcelas...

Caso o problea não sendo resolvido, ai seria caso de uma ação trabalhista.... mas não vejo ser uma boa opção, pelo menos ele estando empregado..

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Elzio Alves

Elzio Alves

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Rede
há 9 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 17:26

Olá Eduardo Molinari , Obrigado pela resposta.

A situação é delicada sim, você acredita que o sindicato ajudaria em que nesse caso? A empresa ta no direito de cobrar os 70% e não aceitar menor parcela que 70% do salario?

Eu considero que a empresa esta errando/pecando em 3 pontos, O não pagamento dos 30% do salario, a não citação em contrato sobre esse desconto, a não citação desse desconto em contra-cheque, acrescentaria mais 1 ainda, a falta de bom senso em não aceitar negociar e parcelar.

Mas é complicado, não sei que caminho indicar ele, até porque ele depende do salário para pagamento de dividas.

Att,

Elzio Alves

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 07:29

Bom dia Elzio!

Realmente é complicado, mas veja bem, tem duas situações:

1 - Ou ele acata isso e tenta se virar para quitar as dívidas e mês que vem ele começa a acertar a vida dele (afinal tem o 13º que vai ajuda-lo), ou;

2 - Ele vai no sindicato ou um advogado e denuncia a empresa por não ter recebido pelo menos 30% do salário bruto;

Veja, bem, na maioria das empresas existe um Regulamento Interno e pode ser que nele conste que quando um funcionário trouxer prejuízos para a empresa a mesma poderá descontar isso de uma só vez....

E isso não pode ser mudado, apenas discutido na esfera judicial (reclamação trabalhista)... Conforme postei, seria interessante ele sentar com o RH e expor a situação e solicitar um parcelamento do total ou então um empréstimo parcelado do valor descontado (isso é perfeitamente legal)... e aguardar a posição da empresa... Se ela estiver irredutível, opção 1 ou 2.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade