x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 433

FGTS não recolhido ... Aposentadoria

Bruna Gomes

Bruna Gomes

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Financeiro
há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 13:00

Olá , Boa Tarde

Minha mãe trabalhou em uma empresa durante 25 anos antes de se aposentar em 2013, porém quando aposentou ficou sabendo que 10 anos destes 25 não foram pagos, ela tentou entrar com um recurso pacifico dentro da organização já que ela trabalha lá ainda, mais não obteve resposta alguma. Então este ano foi procurar o advogado e o mesmo disse que agora ela não pode mais recorrer porque ultrapassou o prazo isso é correto?

Qual é está nova lei? E qual é o prazo para entrar com o processo?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 14:02

Bruna, boa tarde.
Houve sim uma mudança na legislação com relação ao FGTS, mas existe uma "brecha"

"""""Caso um funcionário já trabalhe há 23 anos em empresa que não recolhe o valor para o Fundo, por exemplo, terá direito a buscar o valor não pago por todo o período, contudo terá apenas mais cinco anos para questionar o pagamento – e não mais sete anos."

Bruna, sugiro a sua mãe que consulte o DEPTO JURIDICO DO SINDICATO.

zh.clicrbs.com.br

Bruna Gomes

Bruna Gomes

há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 14:17

Carlos Alberto dos Santos , Obrigada por sua resposta.

Então minha mãe hoje está com 27 anos de empresa, será que é possível ainda entrar com o recurso?
Porque tem 2 anos ainda de aposentadoria.

Ela consultou hoje mesmo o sindicato e foi o mesmo quem falou que não tem mais direito.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 14:26

Se ela consultou o sindicato e o mesmo disse que não, sugiro que consulte um ADVOGADO TRABALHISTA ou até mesmo o M.Trabalho.
Não desista, afinal ela só ficou sabendo que a empresa não estava recolhendo quando se aposentou, esse é um argumento que ela pode utilizar na sua defesa.
Estranho o sindicato não fazer nada.

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 15:00

Bruna, isso mesmo, não desista.. Busque todos os caminhos possíveis. Afinal, é um direito dela.

Bruna Gomes

Bruna Gomes

há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 15:11

Carlos Alberto dos Santos e Maiara muito obrigada

Realmente também acredito nisso é um direito do trabalhador e um advogado ainda me falou que minha mãe deveria ter consultado isso lá em 1998, que agora não tem jeito.
Mas vou correr atrás por ela sim gostei muito do artigo que me passou, vou falar com um advogado particular.

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade