x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 2.901

Seguro desemprego - prazo

Angelica Lima

Angelica Lima

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 16 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2008 | 13:02

Prazo para dar entrada ao Seguro-Desemprego:

a) trabalhadores formais: de 7 a 120 dias, contados a partir da data de dispensa sem justa causa.

b) trabalhadores domésticos: de 7 a 90 dias, contados da data de dispensa.

Quanto ao FGTS, a Lei 8.036 não estabelece prazos para saques. O trabalhador só precisa provar que tem o direito a ele e apresentar os documentos exigidos. Fique seguro, não há qualquer motivo ou risco de perder o dinheiro.

Angélica Lima
Depto. R.H.
Escritorio Contabil Canadá
Pitangueiras - PR
[email protected]
Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2008 | 13:12

Angélica, não havia visto sua postagem...a qual veio a calhar!

Tudo de bom!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

GUILHERME HENRIQUE FERNANDES

Guilherme Henrique Fernandes

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2008 | 13:14

Boa Tarde

Estou preechendo o formulário do seguro desemprego e me surgiu a seguinte dúvida:

Pede para colocar a soma dos 3 ultimos salários, sendo que no caso em questão o funcionário aguardava o processo de dissidio coletivo da categoria que saiu no ultimo salário pergunto:

Coloco nos salários anteriores ao ultimo os valores com o reajuste, ou só coloco no ultimo salário ?

Obrigado.

Zilva Candida

Zilva Candida

há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 10:56

Olá Guilherme!

Para fins de apuração do benefício, será considerada a média aritmética dos salários dos últimos 03 meses de trabalho, anteriores a dispensa, ou seja:

antepenúltimo salário + penúltimo salário + último salário = soma dos três últimos salários

Coloco nos salários anteriores ao ultimo os valores com o reajuste, ou só coloco no ultimo salário ?

O reajuste convencional saiu com atraso? Mesmo que isso tenha acontecido à complementação salarial foi feita no último salário, obrigação da empregadora, juntamente com salário já reajustado convencionalmente, não tem o porque lançar esse reajuste retroativamente.

Espero ter ajudado-o!

Tudo de bom!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

GUILHERME HENRIQUE FERNANDES

Guilherme Henrique Fernandes

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 11:36

Bom Dia Zilva

As diferenças de salário serão pagos na rescisão, só que no formulário do SD, diz que o ultimo salário deve ser igual ao do campo 21 do termo de rescisão ou seja as diferenças que serão pagas não entram no campo 21 da rescisão seria correto eu lançar assim ?

Antepenultimo Salário 06/2008 R$ 661,56
Penultimo Salário 07/2008 R$ 661,56
Ultimo Salario 08/2008 R$ 667,86 ( Igual ao do campo 21 do termo de rescisão ) - Não contempla as diferenças.

Muito Obrigado

Zilva Candida

Zilva Candida

há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 13:41

As diferenças de salário serão pagos na rescisão, só que no formulário do SD, diz que o ultimo salário deve ser igual ao do campo 21 do termo de rescisão ou seja as diferenças que serão pagas não entram no campo 21 da rescisão seria correto eu lançar assim ?

O procedimento é assim mesmo Guilherme. Como a complementação não foi paga anteriormente (média aritmética) à rescisão, esta não entrará para base de cálculo.

Obs: é importante verificar o que rege a CCT da categoria, pois algumas estipulam prazo máximo para pagamento da complementação dos reajustes convencionais. Prazo, o qual nem sempre coincide com a rescisão.

Tudo de bom!

Zilva

Zilva Candida

Zilva Candida

há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 17:13

Obrigada Guilherme, idem!

Abç!

Zilva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade