Rafael de Souza
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia, colegas!
Devo calcular a multa de 40% do FGTS para o desligamento de domestica, mesmo tendo em vista que paga-se no DAE os 3,2% relativos a rescisão contratual?
Obrigado!
respostas 13
acessos 9.884
Rafael de Souza
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia, colegas!
Devo calcular a multa de 40% do FGTS para o desligamento de domestica, mesmo tendo em vista que paga-se no DAE os 3,2% relativos a rescisão contratual?
Obrigado!
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalRafael, boa tarde.
Essa multa nao existe, isso porque já paga 40% do depósito 8% = 3,2%
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Rafael de Souza,
Se o recolhimento do FGTS começou só na competência 10/2015, deverás gerar a GRRF informando "0,00", como "saldo para fins rescisórios", e o sistema vai calcular a multa de 40% só sobre as verbas rescisórias.
Depois, no DAE, vais editar a guia, desmarcando o FGTS, e aí pagará só o INSS sobre as verbas rescisórias (o FGTS foi pago na GRRF).
Consultor Especial , Analista PessoalRafael, ia me esquecendo do detalhe em que o colega acima mencionou, ok..
Obrigado Marcio.
Greicy Kely
Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)Bom dia, continuo na duvida, pois não vai dar no mesmo? Pois se colocarmos no DAE o valor que corresponde as verbas rescisórias, o fgts compensatório, será em cima das verbas rescisórias, ou não?
A orientação que consta no site http://www.fgts.gov.br/empregador/empregador_domestico.asp , é a abaixo:
"Caso todos os recolhimentos da conta sejam posteriores ao Simples Doméstico, não é necessário o recolhimento da multa rescisória, tendo em vista o recolhimento mensal da parcela de indenização compensatório, no valor de 3,2%."
No meu caso o recolhimento começou a partir de dezembro/2015.
Gerar a GRRF no site da caixa somente se:
" (...) caso tenham recolhimentos de FGTS anteriores a esse período (01/11/2015), o empregador deverá recolher o valor referente a multa rescisória sobre os depósitos anteriores e, esse recolhimento deverá ser feito também pela GRRF, com guia gerada pela GRRF Internet Doméstico. "
Obrigada desde já pela ajuda ! ! !
Ronan Eustaquio Candido
Ouro DIVISÃO 1 , Chefe Recursos HumanosBoa tarde, Greicy
Vai dar no mesmo sim Greicy, o problema que o dae só é emitido no inicio de cada mês, e como a GRRF tem prazos diferentes dependendo do tipo de acerto o recolhimento tem que ser feito obrigatoriamente pela GRRF. Se fizer pelo DAE possivelmente a pessoa também não conseguirá sacar o FGTS pois um dos documentos que tem que ser mostrados é a GRRF. Mas os cálculos referente ao FGTS não mudaria se recolhe-se pelo DAE ou pela GRRF. Espero ter ajudado.
Greicy Kely
Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)Verdade Ronan, acreditei por um minuto que conseguiria já fechar o mes de fevereiro, pois até já aparece disponível, mais quando fui tentar encerrar no e-social, deu erro.
Obrigada pelo esclarecimento. Farei desta forma que me orientaram, obrigada por tudo. Bom trabalho a todos.
Belton
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Resumo Operacional em Patrica.
Em pratica nos devemos informar apenas as verbas indenizatorias na geração da grrf. Pois nos ja pagamos os encargos sobre a multa do fgts mensalmente, vale lembrar que devemos além de efetuar o pagamento do fgts, gerar a DAE apenas com o INSS, e todos os meses a partir da rescisão informar no e-social o valor de 0,00, pois o sistema nao esta disponivel para baixarmos o empregado.
1- Saldo de salário + 13° indenizado
2- Av previo indenizado se for o caso.
Não devera constar o valor de saldo do fgts na GUIA GRRF.
Greicy Kely
Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)Cristina Guedes
Prata DIVISÃO 3 , Analista PessoalColegas bom dia,
Puxei o extrato do FGTS de uma domestica que temos. Porem, só consta os valores pagos de 10.2015 em diante.
O recolhimento dela, é feito desde o ato da admissão, que foi em 05.2015.
Alguém saberia me informar se isso é normal? Aparecer no extrato somente os depósitos realizados pós Esocial domestico? Caso seja normal, como farei para saber o valor que temos que pagar a multa dos 40% do período anterior ao Esocial Domestico?
Desde já obrigada pela ajuda.
Abçs.
Consultor Especial , Analista PessoalVisitante não registrado
Cristina Guedes
É normal sim pois foram criadas contas distintas de FGTS ...
Haverá uma conta de 05/2015 a 09/2015 e outra de 10/2015 em diante ...
Se você quer consultar este valor pode ir a uma agência da caixa e solicitar o extrato do FGTS deste período ...
Cristina Guedes
Prata DIVISÃO 3 , Analista PessoalOi Carlos/Estefania obrigada.
Estefania. Pelo que esta me dizendo, então não conseguimos consultar via conectividade, temos que literalmente ir até a CEF, é isso mesmo?
Mas uma dúvida (caso consigam me ajudar). O valor de 3,2% referente ao FGTS que é feito mensalmente, também não deveria aparecer no extrato do trabalhador doméstico?
Visitante não registrado
Cristina Guedes
Eu fiz esse procedimento pois não é necessário o empregador doméstico possuir a conectividade .... No meu ver era um gasto desnecessário já que o mesmo teria que fazer certificado ....
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade