x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.247

Funçao Cuidador de Idosos

CONSUELO MATOS

Consuelo Matos

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2008 | 18:24

Boa noite a todos, gostaria da opiniâo de vcs no seguinte caso:
Uma domestica esta pedindo para alterar a sua funçâo em carteira p/CUIDADORA DE IDOSOS,(tem o curso) e além disto quer o recolhimento do FGTS, embora vai continuar exercendo a função de doméstica. Tenho minhas dúvidas em simplesmente alterar esta função em caso de reclamaçâo trabalhistas.Trabalha realmente para uma senhora.Podem me dar a opiniâo de vcs?

Rafael Rornelles

Rafael Rornelles

Prata DIVISÃO 3 , Agente Financeiro
há 16 anos Terça-Feira | 9 setembro 2008 | 08:09

bom dia, define-se como empregado(a):
"Empregado doméstico é aquele que presta serviço de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família..."

Locais de Trabalho: "Residência, Casa de Praia, Sítio de Lazer (sem atividade econômica)"

Funções: "Empregadas Domésticas, Babás, Governantas, Motoristas, Caseiros, Jardineiros, Chacareiros, Vigias, Enfermeiros, Faxineiras"

Logo, se ela se encaixa nessas definições, ela independente de ter na carteira de registro a função de cuidadora de Idosos, continua sendo um empregado domestico.

Quando ao FGTS, isto é uma faculdade ao empregador, podendo ou nao recolher, mais ciente q a partir de um recolhimento, todos os outros são obrigatórios, assim como a multa de 50% no final do ctr de trabalho, se funcionario for dispensado sem justa causa.

Espero ter ajudado

Patrycya Palladino Furbino

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 16 anos Terça-Feira | 9 setembro 2008 | 09:24

Consuelo

na minha opnião acho melhor não mudar a função, a não ser que essa pessoa realmente fique só por conta de cuidar de idosos, porque caso contrário ao alterar sua função, especificando CUIDADORA DE IDOSOS ela pode criar caso ao ter que cuidar da casa também.
e sobre o FGTS o Rafael já disse tudo...

abraços

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
marcio carreiro

Marcio Carreiro

Prata DIVISÃO 1 , Chefe Pessoal
há 15 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 12:11

boa tarde amigos!!

gostaria de saber se poderia usar zeladora como empregado domestico? pois a empregada solicitou essa função, porem paira a duvida pois normalmente essa função cabe em predios e condominios. agradeço a ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade