x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 3.564

Uso do celular no trabalho.

Rafaelle

Rafaelle

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar
há 9 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2016 | 09:35

Bom dia,
Eu trabalho num escritório de contabilidade e ontem teve uma reunião onde o dono do escritório exigiu que não usássemos o celular no local de trabalho, até ai tudo bem. A questão é que ele está nos obrigando a deixar os celulares numa sacolinha na qual ele deixará numa mala dentro da sala dele, e recolhermos no horário do almoço e saída. Perguntei se poderíamos deixar o celular em nossas próprias bolsas, já que ficam no armário, ele disse que não, que é para ser colocado onde ele falou (nas sacolinhas na sala dele) ou deixasse em casa. E quem, por ventura deixasse o celular na bolsa, não poderia tirar em hipótese nenhuma, apenas na hora de ir embora, nem no almoço poderia ser retirado.Caso alguém desobedecer a ordem dele, ameaçou demitir. Ele disse que isso estava na CLT. Realmente procede?

WILLIAM HAMMES

William Hammes

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2016 | 11:21

No horario de almoço vc tem toda a liberdade para utilizar. Quando não é horario de trabalho vc pode utilizar seu celular, mas horario de serviço deve seguir as normas do Trabalho caso não obedeça a norma pode ser até aplicado JUSTA CAUSA

'Cada Homem é Engenheiro da sua Própria Vida'

Visitante não registrado

há 9 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2016 | 11:25

Ele precisa deixar essas normas bem claras via circular/memorando a todos os funcionários e colocar regulamento visível afixado em quadro de avisos ou algo do tipo.

Justa causa facilmente seria revertida nesse caso, pois funcionário pode alegar caso de emergência em precisar atender o celular, por exemplo.

Rafaelle

Rafaelle

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar
há 9 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 09:25

Obrigada pelas respostas, e entendo que ele está correto em exigir q não usemos o celular no horário de expediente. O que me deixou revoltada foi ele recolher os celulares de todos os funcionários, fazendo-se assim obrigatório para nós esse ato. Ele pode mesmo fazer isso? Nos obrigar a entregar o celular a ele?

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 15:13

Rafaelle, Boa Tarde!

Quanto a proibição de usar o celular no trabalho ele esta corretíssimo, até porque querendo ou não acaba atrapalhando atividade desenvolvida pelo funcionário, agora quando a ameaça como você mencionou de demitir, ele agiu de uma forma errada pois, não se deve ameaçar sim dar uma advertência seguir como manda a lei, o interessante ele fazer mesmo um memorando colocar no mural do escritório deixar bem clara e objetiva, agora acho isso muito arcaico pegar os celulares dos funcionários deixar na sala dele, orientar deixar na bolsa seria o correto ou deixar no armário.

O artigo da CLT que fala sobre isso e o art. 444 As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes
interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos
que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 15:51

boa tarde

eu acredito que os empregadores chegar nesse ponto é pq a situação saiu do controle,e toda empresa tem suas normas!
para evitar uma demissão é melhor evitar pegar no celular!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade