x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 36.297

Funcionário ou empregado

Cássia Souza

Cássia Souza

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Recursos Humanos
há 16 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 13:53

Olá pessoal, alguem poderia me dizer se existe diferença entre funcionário e empregado, ouvir dizer que o termo funcionário é usado apenas para o funcionário publico, não cabendo o uso deste para empresas privadas. Ou não tem absolutamente nada haver, podendo ser usados os dois nomes? Obrigada

Filomena

Filomena

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a)
há 16 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 14:20

Boa Tarde!

Segundo o dicionário significa:

Funcionario
o que exerce funções públicas ou particulares;

empregado:

aquele que tem um emprego.
---------------------//------------------------------------
A CLT trata empregado, tem relação de emprego.

Consulte sempre a Convençao Coletiva.
Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 16 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 14:34

Cassia,

Fiquei muito curiosa com essa pergunta, então resolvi pesquisar, e sim muitas pessoas referem-se a "funcionarios", aqueles que prestam serviços publicos e empregados aqueles regidos pela CLT, como explicitou a Filomena "empregado aquele que tem um emprego". Inclussive ha controversias até em como devemos nos dirigir em cartas e circulares, algumas pessoas usam o termo "empregado", outros o termo "funcionario" e outros "colaboradores". Eu geralmente me refiro com o termo "empregado" que presta serviços a uma empresa que passa a ser "empregadora". Mas se a alguma lei especifica quanto a nomeclatura correta, desconheço, mas valeu pela pesquisa.

Abços
Vanja

Jandro

Jandro

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 09:36

Bom dia,

Diz-se que quem trabalha para o particular(coisa privada) é empregado e quem trabalha para o governo(coisa pública) é funcionário, no entanto prefiro o conceito abaixo:

Empregado é o termo utilizado com o celetista, o colaborador que tem seu contrato de trabalho regido pela CLT.

Funcionário é o termo utilizado para o estatutário, o colaborador que tem seu contrato de trabalho regido por estatuto. É o caso do funcionário público civil ou militar federal, estadual e o municipal.

Percebo que o costume criou no coletivo a idéia de que funcionário é uma expressão bonita, coisa de quem ganha mais dinheiro, como era o caso dos "funcionários" de bancos e caixas econômicas em detrimento do empregado que ganha pouco ou a profissão tem menos valor; o que não é a minha opinião.

Observado este conceito é curioso notar que se você procurar saber quantos funcionários tem o Banco do Brasil, assim como os outros bancos, vai descobrir que nele não há um funcionário sequer; Tanto é que no dia do funcionalismo público os "funcionários" de banco trabalham, ou seja, não são tidos como funcionários públicos.

Por outro lado, vale lembrar que o Estado pode contratar pessoas sob o regime celetista. Daí ele trabalha para a coisa pública, no entanto não é funcionário público, pois seu contratado é regido pela CLT.

Aberto a novas idéias, atenciosamente,

Jandro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade