x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 21.740

Nona hora ou hora noturna reduzida

MARIA DE FATIMA FLAUZINO BRIGIDA

Maria de Fatima Flauzino Brigida

Bronze DIVISÃO 2 , Agente Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 20:24

Boa noite

A empresa onde eu trabalho terceirizou a folha de pagamento e apareceu uma verba no holerite 0052 HORAS NOTURNAS REDUZIDAS que eles disseram que significava o pagamento da NONA HORA NOTURNA, mas não consigo entender como é feito esse calculo alguém pode me ajudar?

Trabalho em escala 2x2 das 19:00 ás 07:00 e o adicional noturno é pago até o fim do período, ou seja, até as 07:00 horas.

É utilizada a verba 0009 ADICIONAL NOTURNO que corresponde ao adicional das 22:00 ás 05:00 onde pagam neste caso 98 horas
É utilizada a verba 0090 ADICIONAL NOTURNO 20% - HR ESTENDIDA corresponde ao adicional das 05:00 ás 07:00 pagas 31h 15
E a verba 0052 HORAS NOTURNAS REDUZIDAS eles dizem ser o pagamento dessa nona hora é paga 98 horas (igual a quantidade de horas do adicional noturno)
Veja que a quantidade de horas referente ao adicional noturno (98,00) é igual a quantidade das horas noturnas reduzidas (98,00) está correto?

Sou mensalista.
Salário 1075,14
ADICIONAL NOTURNO 20% (98 H) R$ 95,79
ADICIONAL NOTURNO 20% - HR ESTENDIDA (31,15) R$30,45
HORAS NOTURNAS REDUZIDAS (98 H) R$ 82,09 (qual percentual foi utilizado para chegar nesse valor? e a quantidade está certa? é igual a quantidade de horas do adicional noturno pago a 20%?)

Por gentileza, se alguém puder me ajudar agradeço muito, estou sem saber o que fazer.

Desde já agradeço.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Sábado | 5 março 2016 | 14:43

Maria, boa tarde.
O calculo e o seguinte,
das 22h00 às 07h00 = 09 hs,
A hora noturna equivale a 52m30s, ou seja, 1,1428 = (60m/52,5)
Multiplicando = 9hs x 1,1428 = 10,44

No calculo acima não estou considerando o intervalo para refeição/descanso
Se considerar intervalo entre 22h00 e 07h00, ai então e só subtrai 01 hora, = 8h x 1,1428= 9,14

Essa e quantidade de horas noturnas trabalhada por ""noite"", depois e multiplicar pelo salario hora (verificar a quantidade de noite trabalhada no mês, para fazer o calculo do salario hora) e o resultado multiplicar pelo percentual que no seu caso é 20%.

Maria, preciso saber qual foi o período trabalhado, para calcular a quantidade de horas.

obs.: pelo calculo deles, dividiram o salario por 220 horas, que a meu ver está errado, precisa dividir pela quantidade de dias trabalhado, afinal você trabalha em escala.
Veja no link abaixo o calculo para escala de 12 x 36 (como exemplo)

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/94724/carga-horaria-mes-12x36/

Pâmela Silva

Pâmela Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 2 junho 2016 | 14:09

Boa tarde!

Na empresa onde trabalho tem dois que funcionários que trabalham 6 dias das 23:00 ás 07:00, com uma de hora de intervalo e folgam 2 dias.

Na folha de pagamento já pagamos a eles o adicional noturno com a hora reduzida. Além disso tenho que pagar nona hora? O que é a nona hora e quando devo pagá-la?

Por favor, alguém pode me ajudar.

Obrigada,

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 2 junho 2016 | 14:18

Pâmela, boa tarde.

O que é Nona Hora? E como é feito o cálculo desse adicional?

Considera nona hora a primeira hora diurna após o horário noturno, entendem alguns juristas que aplica-se o disposto no § 5º do artigo 73 da CLT, ou seja, nas prorrogações do horário noturno aplicar-se-á regras previstas no artigo 73 da CLT, ou seja, para o horário excedente a 5 horas da manhã.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

www.empresario.com.br

((lembrando que o adicional noturno calcula-se até o final do expediente, não se considerando mais até as 05h00 da manhã))

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade