x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.816

Rais x Abono PIS x Esc. Contabilidade

Rafael Rornelles

Rafael Rornelles

Prata DIVISÃO 3 , Agente Financeiro
há 16 anos Terça-Feira | 24 março 2009 | 09:17

Bom dia a todos, acho q esse assunto já foi amplamente discutido, mais não encontrei respostas que necessito, minha duvida é a seguinte, funcionário de escritório de contabilidade, Pessoa Fisica com CEI, tem direito ao abono do PIS ?

Funcionário trabalhou o ano inteiro em 2007 com salário inferior a 2 salários minimos, mais em um escritório de contabilidade com CEI, liguei na caixa para se informar, a atendente me falou que consultando o PIS informado, não há informações de RAIS, meu colega de setor, que faz a RAIS me disse que como é pessoa fisica eles não tem acesso a RAIS, mais não acredito nessa informação, alguem já passou por caso semelhante ?

Franlley Gomes Belem

Franlley Gomes Belem

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 24 março 2009 | 10:03

Ola Colega,

Na realidade o PIS criado ainda em 1970, está regido por uma lei da Caixa Federal, que dizia o seguinte, todo trabalhador terá um nr. de cadastro - para o resto da vida, aí conforme for trabalhando iria tendo Participação na empresa, pois o PIS - Seria Programa de Integração Social, aí funcionava da seguinte forma o funcionário recebia uma parte como quotas - capital e também juros e ou décimo quarto - abono - um salário mínimo.

Em 1988 com a Constituinte surgiu o Seguro Desemprego, aí o trabalhador cadastrado no Pis, não recebe mais quotas capital, apenas recebe o juro quem já estava cadastrado antes de 04.10.1988 e o abono quem tiver mais de 05 anos de cadastro e receber até 02 salários mínimos por mês, e ser relacionado na RAIS, no ano base. Os valores de PIS E COFINS São repassados para o Seguro Desemprego.

Em resumo, quer saber porque CEI não recebe PIS, na realidade CEI é o Cadastro da Pessoa Física, tipo médico ou dentista, neste caso o patrão, empregador, não contribui para o PIS - COFINS, portanto o empregado de pessoa física não terá direito ao abono do PIS.

Att

Franlley Gomes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade