Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.174

Dúvidas sobre calculo de Multa rescisória

Jorge

Jorge

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 15:05

Boa tarde!

Irei me desligar da empresa atual e me passaram uma simulação dos cálculos de valores a receber. Porém, pelo que entendo, o valor de multa é calculado com base apenas no FGTS ( base para fins rescisórios) , o escritório está querendo colocar no calculo também o termo de rescisão de contrato de trabalho( 4 mil reais) dessa forma a multa irá subir de forma considerável. Gostaria de saber se isso é correto, ou estou enganado.

Outro ponto, a dispensa é sem justa causa, entramos em acordo e será feito uma dispensa amigável, porem o escritório quer que pague 50% , 40% da multa ( que eu pagaria sem problemas) e 10% da contribuição social, que a meu ver é dever apenas do empregador pagar, nesse ponto, é correto afirmar que o escritório esta de má fé, não? Pois,a responsável pela empresa assumiu agora e está disposta a fazer tudo da forma correta.

Obs: A forma de dispensa é sem justa causa ( acordo)

Obrigado

Visitante não registrado

há 9 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 10:05

Jorge

Primeiramente acordos ao meu ponto de vista é incorreto....

Segundo a multa paga é de 50% do valor do FGTS incluindo o da rescisão para base de cálculo, logo se vocês entraram em um acordo terias que pagar os 50% já que o beneficiário é você e a empresa em caso de pedido de demissão não precisa arcar com nenhuma despesa....

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 13:09

Jorge uma boa tarde!

Para não pedir demissão você decidiu tentar um acordo correto, a empresa aceitou e colocou as cartas na mesa(acordo = jogo de interesses), a empresa pode muito bem decidir não aceita acordo e você por motivos pessoais ter que pedir demissão.

Aconselho a colocar na balança o que é mais benéfico para você no momento:

Pedir demissão e ter que cumprir aviso ou ter que paga-lo, sem direito a saque do fgts,seguro desemprego ou;

Fazer acordo devolvendo a multa rescisória de 50% visto que a empresa no momento não tinha interesse em desliga-lo, sacar seu fgts, ter direito ao seguro desemprego etc..

Se o desligamento é por motivo de uma nova oportunidade com mais vantagens deve-se colocar essas questões também em pauta, lembre-se de uma coisa em caso do motivo ser por uma nova oportunidade. É valido esta sempre procurando nossa melhora profissional mas nem sempre uma nova oportunidade que ofereça inúmeras vantagens conseguimos nos adaptar, não é questão de ser ou não ser um bom profissional, mais para onde estamos indo já existe uma cultura organizacional e um clima organizacional formado, seja cauteloso e faça a escolha que melhor te pareça, boa sorte.

A disposição..

Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: