Patricia,
não eu não procurei a justiça sobre isso, por saber que a demorar seria grande, também entendo que esse procedimento é padrão do sistema. Os atendentes do seguro desemprego que cadastram os funcionários, tem pouca ou nenhuma instrução para fazer algo diferente disso. É o reflexo da máquina pública misturado com a corrupção (câncer do nosso país) se a corrupção não fosse tão grande no Brasil, talvez houvessem exceções como no meu caso e no da pessoa que você citou.
Ocorre que ao invés de esperar eu acabei correndo pra buscar outras oportunidades, no meu caso consegui outro trabalho em pouco mais de dois meses. Foi relativamente rápido. Sei que outras pessoas numa situação dessas, demoram mais de seis meses para se recolocar. Um amigo meu com boa experiência está desempregado há mais de um ano.
No meu caso eu tive que aceitar salário bem abaixo do desejado, agora um ano depois, ainda não tenho o salário que tinha, mas há pelo menos um horizonte.
Como eu sempre digo, é melhor pingar do que secar.
As injustiças no Brasil são muitas, quem deveria nos ajudar, trabalhar para nos explorar. E ainda há quem defenda político, desse ou daquele partido. O único interesse deles são eles próprios.
Se você pensa em procurar a justiça sobre o caso eu apoio, mas como trata-se de processo federal, paciência será muito necessária.
Abs