x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 598

Demissão Sem Justa Causa

Léo Lopes

Léo Lopes

Bronze DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 17:34

Olá boa tarde.
Conforme comunicado em 01/06/2016, fui dispensado das atividades pelo (Dono Da Empresa) sem saber o Motivo. No entanto, foi uma dispensa verbal sem nenhuma formalidade. Preciso saber qual a Data que preciso comparecer à Empresa para ter devidamente a baixa em minha CTPS, assinar o Contra-Cheque e obter meus Cálculos Rescisórios. tendo em vista que só no dia 07-06-2016 fui chamado na empresa, e não me pagaram. só me informaram o valor da rescisão e de cara eu vi tudo errado. porque colocaram data de 01-05-2016 como aviso, e dispensa em 31-05-2016. sendo que nenhum aviso me foi dado. apenas uma dispensa verbal, informal em 01-06-2016.
o que eu faço ???

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 17:40

Léo Lopes

Pelo que descreveu a empresa está fazendo a rescisão como se vc tivesse cumprido o aviso prévio e pedirão que assine tudo com data retroativa, o que é errado.

Se for isso mesmo, vc deve se recusar a assinar os documentos e buscar orientação no Sindicato.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Brandon Kevin

Brandon Kevin

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 17:42

boa tarde,
quando for assinar o aviso e a rescisão observe se demitiram com (aviso prévio indenizado ou aviso prévio trabalhado), se for trabalhado eles tem 1 dia após o termino do aviso para efetuarem o pagamento. E se for indenizado tem até 10 dias.

Pelo que você informou eles estão te demitindo e colocaram como se você tivesse cumprido o aviso trabalhado no mês de Maio. Porém como você informou que só ficou Ciente no dia 07/06/2016 esta rescisão deveria ser AVISO INDENIZADO em 07/06/2016, sendo assim, a empresa teria 10 dias contando a partir desta data.

antes de assinar a Rescisão verifique estes pontos.

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 17:42

Boa tarde Léo !

Primeiramente a empresa não necessáriamente precisa informar motivo para dispensar funcionários, pois pode ser motivos internos ou até mesmo não ter motivo, mas decidir desligar.

A empresa DEVERIA lhe entregar o aviso prévio, descrevendo se seria trabalhado e ou indenizado.

Se for aviso indenizado a empresa tem até 10 dias, a partir da data da dispensa para efetuar os tramites, inclusive o pagamento.
Se for aviso trabalhado (o que tenho ctz que não foi), seria na data seguinte ao término do aviso.

Em ambas as situações o não pagamento por parte da empresa, gera multa, mas é sempre melhor conversar com o responsável para resolver 'amigavelmente'. Minha opinião !

Colocaram esta data com intuito de zerar o aviso prévio, fazendo retroativo, o que de forma alguma está correto.

Aconselho você a conversar com o responsável da empresa, afim de buscar informações e até mesmo compreender o que e como está sendo feito este procedimento.

Abraços e boa sorte !

''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Wilson Ferreira

Wilson Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 11:13

Concordo com a orientação do Rafael. Sempre é bom procurar saber pela empresa do que já sai que nem um maluco sem noção e ir direto no sindicato. Conversar e procurar saber é a melhor situação. Agora, se não conseguir informações com a empresa, aí sim é interessante recorrer ao jurídico do sindicato. No seu caso, aparentemente pelo o que você relatou, a empresa está agindo de forma errada. Quando há dispensa, tem que ter formalização da mesma de descrição do tipo de aviso (trabalhado ou indenizado).

Procure a empresa e veja o que eles dizem. Só tome cuidado com o que irá assinar. Se tiver dúvidas, não assine nada e procure orientação.

Boa sorte.

Wilson Ferreira
Analista de Departamento Pessoal
Assessoria em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
Léo Lopes

Léo Lopes

Bronze DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 17:29

Gostaria de agradecer à todos, as orientações são pra mim de grande vaila. Grande abraço e bom Fim de semana. Obrigado mesmo!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade