x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.009

Redução salarial - em caso de mudança de função e departamen

PAULA REGINA SANTOS DE ALBUQUERQUE

Paula Regina Santos de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 13 junho 2016 | 16:31

Boa tarde.

Eu tenho uma vaga de vendedor, cujo salario base é R$ 960,00 + comissão (a comissão gira em torno de R$ 900,00 por mês). Eu tenho um motorista que quer concorrer à essa vaga, o salario base dele é R$ 1274,00 e não recebe horas extras nem adicionais, apenas o salario base. Caso eu o promova a vendedor (no caso é uma promoção, pois tem alguns benefícios), eu posso reduzir o salario dele para R$ 960, que é o base recomendado pelo sindicato? Se ele mudar de função, vai se enquadrado em outro sindicato, outro acordo coletivo, que é o do comercio e cujo salário base é R$ 960,00.

Obrigada.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 13 junho 2016 | 17:24

Paula Regina Santos de Albuquerque

Não vejo essa possibilidade Paula...o que vai na CTPS é o salário contratual, 960,00, que é bem menor do que o que ele recebe atualmente.

Mesmo assim consulte o Sindicato...

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Segunda-Feira | 13 junho 2016 | 17:25

Talvez uma consulta ao Sindicato (que abrange o cargo de Vendedor) possa ajudar. Mas eu acho que você não terá muita opção.

Tive um caso assim, igualzinho, e como solução fizemos alteração em todos os vendedores. A solução foi transformar todos os vendedores em comissionistas puros, sendo que a garantia salarial ficou sendo a equivalente ao salário do motorista. Além disso foi necessário aumentar um pouco o percentual de comissão sobre as vendas, na exata proporção do valor do salario dos vendedores. No meu caso foi tranquilo, pois todos os vendedores ultrapassavam com folga a garantia mínima, mesmo os novatos.

E como eu faço essa conta?

960+900 = 1860,00

Como comissionista puro, ele teria de fazer 1860,00 só de comissão para receber a mesma coisa de antes (eu sei, é óbvio). Ou seja, aproximadamente 2,07 vezes a mais que o percentual anterior de comissão. Conta simples, pegue o percentual anterior e multiplique por 2,07. Esse deverá ser o novo percentual dos comissionista puros que irá garantir, em tese, o mesmo salario. Eu sugeriria colocar um pouquinho a mais, pois caso a venda diminuir em certo mês, ela impactará bem mais do que antes.

Feito isso, anote na CTPS e no livro de empregados a alteração para comissionista puro demonstrando os novos percentuais e anote também como garantia mínima salarial o valor de 1.274,00.

Ainda: convoque todos os vendedores e explique a nova maneira de remuneração, para não gerar dúvidas. Senão alguém pode entender que receberá 1274,00 + comissão e você pode ter dor de cabeça, rsrs...

Mas consulte o Sindicato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade