x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 4.726

Horário de Almoço - Hora Extra

Tiago Xavier

Tiago Xavier

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 14:43

Boa tarde!
Estou com a seguinte dúvida: Caso um funcionário da minha empresa esteja realizando o seu horário de almoço em menos de 1 hora, por não estar atendendo ao artigo 71 da CLT, eu devo remunerar esse funcionário hora extra pelo almoço? E deve se remunerada a hora extra sobra a 1 hora cheia do almoço, independente de qual foi a duração do almoço?
A situação seria: Funcionário realiza o almoço em 58 minutos => Por ser menor do que 1 hora deve ser remunerado o valor de hora extra como se não tivesse realizado o período de almoço (1 hora acrescida de 50% x valor da hora do funcionário).

E isso continua válido caso a empresa tenha implantado banco de horas e permita seus funcionários exercerem um horário flexível?

Pergunto isso pois meu advogado disse que devo considerar isso durante meu controle de ponto dos meus funcionários, e como começar a controlar com essa rigorosidade o almoço dele pode causar insatisfação preferi verificar em mais alguns lugares para ver se isso está certo.

Valeu pela ajuda!!!

Wilson Ferreira

Wilson Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 15:12

Tiago Xavier, boa tarde!

Acredito que nem deverá ser pago hora extra e nem entrar para o banco de horas. Veja:

Art. 58. (…) § 1º – Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.

Wilson Ferreira
Analista de Departamento Pessoal
Assessoria em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
Rafael Bergler

Rafael Bergler

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 15:17

Conversa com o Mesmo, e confirme bom senso do mesmo, pois o correto é aplicar 60 mins. Se ele não cumpre essa jornada, o deixe ciente do mesmo que é necessario o comprimento da mesma jornada e que nao acarreta valores ou horas adicionais

Tiago Xavier

Tiago Xavier

há 9 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 15:25

Valeu pelas respostas!!! O meu advogado me passou a seguinte súmula do Tribunal Superior do Trabalho para justificar a necessidade de pagamento da hora extra quando o almoço é menor do que 1 hora. Você sabem me dizer se ela não é válida mais? Ou se a interpretação do advogado que pode estar equivocada?

S. 437. INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTAÇÃO. APLICAÇÃO DO ART. 71 DA CLT.
I – Após a edição da Lei nº 8.923/94, a não concessão total ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento total do período correspondente, e não apenas daquele suprimido, com acréscimo de, no mínimo, 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho (art. 71 da CLT), sem prejuízo do cômputo da efetiva jornada de labor para efeito de remuneração.

Wilson Ferreira

Wilson Ferreira

há 9 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 15:42

Tiago, essa súmula é válida. Porém ela não leva nenhuma contrapartida no que se refere o Artigo 58 da CLT. Sendo assim, acredito que a mesma seja interpretativa e jurisprudencial.

Wilson Ferreira
Tiago Xavier

Tiago Xavier

há 9 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 16:01

Wilson Ferreira , entendi... E esse parágrafo do artigo 58 também é válido sobre o Artigo 71?

Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

§ 2º - Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.

§ 3º O limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social, se verificar que o estabelecimento atende integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares.

§ 4º - Quando o intervalo para repouso e alimentação, previsto neste artigo, não for concedido pelo empregador, este ficará obrigado a remunerar o período correspondente com um acréscimo de no mínimo 50% (cinqüenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho. (Incluído pela Lei nº 8.923, de 27.7.1994)

Foi mau se minha pergunta for meio óbvia e eu fico insistindo, é q eu realmente não entendo nada nessa área hahahahah...

Wilson Ferreira

Wilson Ferreira

há 9 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 16:07

Tiago, rsrsrs aí que entra aquele negócio: no Brasil as leis não são claras, sempre tem uma brecha. Esse caso é um.
Pois no Artigo 71, fala do intervalo para repouso ou alimentação, porém o mesmo não liga ao artigo 58 que fala sobre marcação de ponto. É tudo muito complexo. É como eu disse anteriormente: é interpretativo e jurisprudencial.

Foi mau se minha pergunta for meio óbvia e eu fico insistindo, é q eu realmente não entendo nada nessa área hahahahah...

Seu questionamento foi excelente.

Wilson Ferreira

Visitante não registrado

há 9 anos Sexta-Feira | 17 junho 2016 | 09:41

Tiago Xavier

Realmente a Lei brasileira não é fácil , a Lei pode ser uma e você pode fazer tudo certinho sobre ela, mas se existe uma sumula, uma jurisprudência vigente, caso o funcionário entre judicialmente o que vai valer será a interpretação do Juiz ....

Ou seja se o horário do almoço não for cumprido em sua integralidade o mesmo será pago com adicional de 50%, exatamente por isso vemos tantas empresas que não permitem a entrada do funcionário antes do término do intervalo...

Usando assim salas recreativas ou de descanso para que os mesmos possam desfrutar da totalidade do seu descanso, pois depois o funcionário não vai dizer que era ele que entrava antes, vai alegar que a empresa obrigava o mesmo a começar sua jornada antes do trabalho....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade