x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 610

Seguro desemprego 2016 e falta de recolhimento do FGTS

Jeane

Jeane

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 17:22

Boa tarde a todos !

Por gentileza alguém saberia dizer se o seguro desemprego está atrelado ao pagamento do FGTS ?

Temos uma empresa que não está recolhendo o FGTS a um bom tempo e agora resolveu mandar um funcionario embora.
Esse funcionario teve alguns recolhimentos de FGTS.


Minha duvida é : Será que este funcionario terá direito a dar entrada e a receber as parcelas do Seguro desemprego mesmo sem esses recolhimentos dos FGTS em atraso ?

Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grata !

Att.
Jeane

TIAGO RAKSA

Tiago Raksa

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 17:35

Boa tarde Jeane,

O recebimento de seguro desemprego não está mais atrelado aos depósitos de FGTS.

Possuir vínculo empregatício por um período mínimo de 15 meses nos últimos 24 meses contados até a dispensa sem justa causa.

A partir do dia 2 de junho de 2015, data do início da vigência da Lei Complementar nº 150, de 2015, não é mais necessário aos(às) empregados(a) domésticos(a) comprovarem que haviam sido feitos os depósitos do FGTS das 15 competências anteriores à rescisão para terem direito ao seguro-desemprego. Essa exigência era feita aos(as) empregados(as) domésticos(as) antes da promulgação da Lei Complementar nº 150, de 2015, cujas rescisões ocorreram até o dia 1º de junho de 2015. Isso significa que mesmo os empregados não incluídos no FGTS, voluntariamente pelos empregadores domésticos, passam a ter direito ao seguro-desemprego se suas rescisões ocorrerem do dia 2 de junho de 2015 em diante, desde que comprovem os demais requisitos.

Fonte: E- Social

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade