x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 657

Acordo Aviso Prévio

Juliana

Juliana

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 08:26

Bom dia,

Vou precisar pedir demissão do meu emprego atual (CLT, 44h) pra começar um estágio.

Não terei como cumprir o aviso vindo trabalhar 6 horas, não dará tempo.

Li em uma matéria do konkero, o seguinte:

Nesse caso, negocie. Se você precisa começar logo no outro trabalho, tente pelo menos 10 ou 15 dias de prazo para cumprir parte do aviso. A melhor saída é tentar um acordo com a empresa para não pagar multa nenhuma.

Que tipos de acordo eu posso sugerir? Posso trabalhar apenas 4 horas por dia, pra diminuir o valor da multa?

Obrigada

Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 08:44

Bom dia, Juliana.
Perante a Lei, nao existe "acordo"
Isso, na verdade é ilegal e pode ser configurado até crime contra ordem publica.
Porém, explique ao seu empregador sua situação e tente possibilidades que agrade a voces dois,
mas, se o mesmo nao quiser te liberar, a "multa" que pagará é o seu salario do mes que, ficara a titulo de aviso previo indenizado
pois ja que nao trabalhou, nao recebe.

Sobre trabalhar 4 horas por dia isso tambem nao é permitido, ja que a Lei é bem clara dizendo que

Artigo 488 da CLT:
) A redução da jornada de trabalho do empregado em 2 (duas) horas diárias durante os 30 (trinta) dias de aviso; ou

b) A falta ao trabalho por 7 (sete) dias corridos, sendo estes, ao final do aviso.

Mas, acho que explicando e conversando certinho voce consegue se entender.

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves

Visitante não registrado

há 9 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 09:30

Juliana

O acordo que se referem ali na citação é você conversar com o seu patrão e explicar a situação para ele, existe a possibilidade dele te liberar de cumprir o aviso e não descontar o mesmo de você , mas isso depende muito do patrão e de sua relação com ele ....

Se ele não aceitar será descontado da sua rescisão o valor de um mês de salário ....

Ou como descrito ali se você conseguir ao menos cumprir uma parte do período exemplo de 30 dias de aviso trabalhar 10 ou 15 dias diminui o valor descontado....

Existe ainda a possibilidade de na Convenção possuir cláusula de dispensa de cumprimento de aviso em caso de novo emprego mesmo no pedido de demissão, mas daí somente ligando no sindicato para saber ....

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 09:46

Bom dia.

Sugiro em primeiro lugar dar uma olhada na CCT, pois como disse nossa colega Estefania existem convenções que regulamentam o aviso prévio, e pode ser uma dor de cabeça a menos para você.

Em segundo, uma boa conversa com seu patrão, se ele tiver algum bom senso vai saber negociar com você, algo que fique bom para os dois.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade