x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 4.060

Aline

Aline

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 14:24

Boa Tarde!

Trabalho em uma contabilidade e pegamos um novo cliente, eles são prestadores de serviços, porém ja entrei em contato com o Sindepress e eles não estão sindicalizados lá.

Gostaria de saber se há alguma maneira de descobrir qual o sindicato da empresa?

Agradeço desde já.

Ontem é história,amanhã é mistério,e hoje é uma dádiva.Por isso se chama PRESENTE.
Aline

Aline

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 14:29

Karina,

Olha só são duas empresas, uma delas o Cnae é.:

81117/00 Serviços combinados para apoio de edificios

A outra é.:

74608/02 Atividade de vigilância e segurança privada

Ontem é história,amanhã é mistério,e hoje é uma dádiva.Por isso se chama PRESENTE.
Ana Paula Borba

Ana Paula Borba

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 21:15

Poderia me ajudar, empresa com cnae 82.91-1-00 registrada com todos os funcionários em um sindicato, porém quando fui pedir auxilio eles não quiseram me atender dizendo que pertenço ao sindicato das Operadoras de Telemarketing que é minha função. Mas a empresa diz que não mudará o sindicato. Ficarei sem sindicato?

Ana Paula Borba

Ana Paula Borba

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 11:12

Obrigada por responder Karina

O sindicato é o
SINDICATO DOS EMPREGADOS DE AGENTES AUTÔNOMOS DO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES e PESQUISAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Porem estive lá procurando auxilio e eles não quiseram me atender pois a empresa realmente está cadastrada lá mas minha função é operadora de telemarketing.
A empresa diz que não tem necessidade de mudança.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 11:15

Ana Paula Borba

Nossa, pelo CNAE informado realmente o Sindicato está errado e isso é grave, pois vcs podem estar sendo privados de benefícios melhores, salários melhores e tudo mais.

Quando precisar homologar terão problemas. A empresa deve fazer o enquadramento correto sim.

Procure o Sindicato correto e informe a situação. Eles mesmo entrarão em contato com a empresa reivindicando a correção.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Ana Paula Borba

Ana Paula Borba

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 13:19

Karina, o sindicato da empresa está errado ou somente o sindicato da minha função? Pois lá no Sindaut disseram que eu deveria procurar o sindicato dos operadores de telemarketing.

Karina Louzada

Karina Louzada

há 8 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 13:24

Ana Paula Borba

Pelo CNAE que vc me passou a atividade da empresa é:

8291-1/00 ATIVIDADES DE COBRANÇAS E INFORMAÇÕES CADASTRAIS
8291-1/00 ANÁLISE DE CADASTRO PARA APROVAÇÃO DE CRÉDITO; SERVIÇOS DE
8291-1/00 ANÁLISE E APROVAÇÃO DE CRÉDITO; SERVIÇOS DE
8291-1/00 COBRANÇA DE FATURAS E DÍVIDAS DE CLIENTES; ATIVIDADES DE
8291-1/00 COMPILAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE HISTÓRICO DE CRÉDITO DE PESSOAS PARA EMPRESAS CLIENTES; ATIVIDADES DE
8291-1/00 CONSULTA SOBRE HISTÓRICO DE CRÉDITO DE PESSOAS POR TELEFONE; SERVIÇOS DE
8291-1/00 INFORMAÇÕES CADASTRAIS; SERVIÇOS DE
8291-1/00 INFORMAÇÕES PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE DE CRÉDITO DE PESSOAS E EMPRESAS; SERVIÇO DE

Ao meu ver esta empresa estaria enquadrada no Sindicato de Telemarketing mesmo, mas se tiver outras atividades/cnae nesta empresa que justifiquem o enquadramento no outro Sindicato aí somente sua função estaria errada mesmo.

Agradecida,

Alessandra Martin

Alessandra Martin

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 14:36

Karina, mas aconteceu um caso comigo onde uma empresa que se enquadrava no sindicato do turismo contratou uma operadora de telemarketing, e o próprio pessoal do sindicato do turismo disse para registrá-la de acordo com a convenção do turismo, pois o CNAE da empresa era voltado à essa área..
Aí eu fiz a admissão como eles orientaram...

Um tempo depois, meu irmão, que está entrando no administrativo de um hospital de retaguarda me fez essa mesma pergunta, pois eles iam contratar alguns operadores de telemarketing, e eu repassei a mesma informação que recebi do sindicato.. Que ele deveria respeitar as regras CLT para os operadores (questão de carga horária, pausas e etc), mas registrá-las de acordo com o sindicato da categoria dele..

Agora eu fiquei confusa, rs.. Essa informação procede?

Karina Louzada

Karina Louzada

há 8 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 14:59

Alessandra Martin

O que acontece é que algumas categorias de trabalhadores possuem Sindicatos especializados, então se a empresa for do Sindicato do Comércio por exemplo e contratar um Motorista, que possui Sindicato próprio, deverá enquadrar o Motorista no Sindicato que represente sua categoria diferenciada.

O enquadramento geral se faz pela atividade preponderante da empresa, mas como pode existir atividades secundárias e completamente diferentes da principal acaba acontecendo de haver mais de um Sindicato na mesma empresa.

A verdade é que está brotando Sindicato nos últimos tempos, estão segregando cada vez mais as categorias de trabalhadores.

Agradecida,

Alessandra Martin

Alessandra Martin

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 16:54

Sim sim, no escritório onde trabalho temos vários casos desses, mas não sabia que os operadores de telemarketing também estão nesse caso..
Então o que é melhor eu fazer? Procurar o sindicato de telemarketing para essa funcionária?

Karina Louzada

Karina Louzada

há 8 anos Terça-Feira | 19 julho 2016 | 17:00

Alessandra Martin

Entendo que sim Alessandra, pois o Sindicato pode ter benefícios e piso salarial diferentes e isso pode prejudicar o funcionário.

Se for realmente mudar deverá analisar as CCTs com cautela, pois alguns benefícios acabam se incorporando ao salário e a empresa não poderá simplesmente tirar ou diminuir valores.

Agradecida,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade