x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.932

Compensação de horario no regime mensalista, pode?

carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Qualidade
há 8 anos Quarta-Feira | 27 julho 2016 | 13:46

Boa tarde, alguém pode me ajudar na seguinte duvida?
O trabalhador que é registrado em regime mensalista ele tem o direito de receber hora extra quando há feriado no sábado, assim como deve pagar horas quando o feriado cai de segunda a quinta?
Vou explicar meu caso, sou registrado em regime mensalista onde trabalho no sistema de compensação. Sendo de segunda a quinta das 07:00 às 17:00h e na sexta das 07:00 as 16:00h.
No feriado de 09 de julho ( Rev. Constitucionalista 1932 ) meu RH orientou que eu deveria estar trabalhando das 07:00 as 16:00h de seg. a sexta 04/08 de julho, sendo assim não recebendo hora extra. Porém para os próximos feriados quando for de segunda a sexta tenho que pagar 01 hora na sexta.
Não tenho certeza quanto a esses tramites, peço a orientação de vocês. Realmente isso é previsto na CLT ? Trabalhador mensalista ter direito a receber feriados que caírem ao sábado e ter o dever de pagar 01 hora quando o feriado for de seg. à sexta.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 8 anos Quarta-Feira | 27 julho 2016 | 14:09

Ola Carlos,

Independente de ser mensalista ou não, se trabalhar no feriado, deve ser remunerado com adicional minimo de 100%. Comunique seu sindicato sobre o ocorrido, pois poderá haver alguma clausula em CCT que dispoe sobre o assunto.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Qualidade
há 8 anos Quinta-Feira | 28 julho 2016 | 08:38

Ok José obrigado.
Mas ainda tenho duvidas quanto a funcionário em regime mensalista ter que compensar a hora de feriados que caem durante a semana?
Esse é meu maior empasse e dúvida, acredito que isso não seja valido, acredito que seria situação semelhante a um mensalista ter direito a receber o dia 31.
Já no caso de horista concordo que deva compensar a hora de feriados em tal situação e receber o dia 31.
Se puder me ajudar quanto a essa duvida agradeço.

Mas aqueles que esperam no SENHOR, renovam suas forças, voam alto como águias, correm e não se fadigam, caminhão e não se cansam.
ISAIAS 40:31

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade