x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.524

Auxilio doença e Seguro desemprego

Visitante não registrado

há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 11:54

Bom dia.

Fui demitida hoje 03.08.2016, e tenho uma cirurgia agendada para sexta dia 05.08.2016. Acredito que fui demitida por conta da cirurgia.

O prazo de recuperação da cirurgia é de 60 a 90 dias. Não terei como trabalhar nesse período, ou seja, não posso procurar emprego.

Tenho direito ao auxilio doença durante esses 90 dias de recuperação mesmo estando desempregada ?

E depois posso dar entrada no seguro desemprego?

tenho que optar entre um e outro? li em outros fórum que o auxilio doença é mais vantajoso, porém o auxilio seria de 2 a 3 meses e o segurado como trabalhei 3 aos e 10 meses tenho direito a 5 meses de seguro.

desde já agradeço

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 14:23

Daniele, boa tarde.
Se você tiver mais de doze meses de contribuições ao INSS, terá direito sim ao Auxilio Doença, para isso precisa
a) Laudo médico mencionando quanto tempo irá ficar afastada;
b) Exames, chapas, ressonâncias, receituário (remedios), tudo que prove sua doença;
c) agendar via telefone(135) ou pelo site https://www.inss.gov.br
d) no dia agendado, levar mencionado no item a, b e documentos pessoais, ctps, pis, comprovante de residência

Com relação ao seguro desemprego x auxilio doença, veja a materia no link abaixo (leia com atenção, isso porque o auxilio doença se concedido e mais vantajoso que o seguro desemprego, leia a materia)

blogs.atribuna.com.br

Visitante não registrado

há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 15:00

Boa tarde,

O texto da matéria é meio complexo. Eu só queria entender se posso pegar o auxilio doença( que seria os 2 meses ou 3 meses que ficarei de repouso da cirurgia) e depois dar entrada no seguro desemprego que são 5 meses.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade