x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 443

Abandono de emprego

Marcos Antonio da Silva

Marcos Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 17:17

Boa tarde a todos,
Após 1 ano de abandono o funcionário aparece na empresa pedindo para fazer a baixa em carteira, neste período o funcionário não foi encontrado e o cliente não fez comunicação via jornal. Minha dúvida é se posso fazer a baixa em sua carteira, pois como fica a previdência e o FGTS, como fazer a homologação deste funcionário?

gratos pela atenção.

Visitante não registrado

há 8 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 17:33

Marcos Antonio da Silva

Primeiramente um aviso muito importante, não devemos utilizar a publicação no Jornal de abandono de emprego, pois a mesma nos dias atuais pode vir a gerar danos morais.....

Segundo como a empresa não fez a rescisão por abandono de emprego no período correto, logo concedeu o chamado perdão tácito....

Sobre a folha, FGTS, INSS provavelmente a empresa rodou o período como falta, logo não teria outro procedimento a fazer....

Se o funcionário pediu para se desligar faça o desligamento como pedido de demissão, exame médico, homologação tudo normalmente, e faça logo antes que ele suma de novo....

Na homologação explique a situação ao sindicato , muito provavelmente eles não irão se opor a rescisão....

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 17:51

Marcos Antonio da Silva

Concordo com a orientação da colega Estefania e pela quantidade de faltas não terá direito a 13° nem férias....a rescisão deve sair zerada.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Marcos Antonio da Silva

Marcos Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 16 agosto 2016 | 16:57

Boa tarde Estefania e Karina,
Desde já agradeço pela atenção, ficou muito bem esclarecido minha pergunta.
Estefania, referente o FGTS e INSS, a empresa não realizou as devidas informação pela sefip sobre este funcionário, mesmo assim posso fazer a homologação do funcionário.

grato.

Visitante não registrado

há 8 anos Terça-Feira | 16 agosto 2016 | 17:18

Marcos Antonio da Silva

Como a empresa não informou?

Ela deixou pendente as informações dele, sem registrar as faltas do mesmo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: