Olá Cleibson, tudo bem??
Então, neste caso, ou ele NÃO ENTREGA a Cert. de Nascimento e ASSINA o Termo de responsabilidade como "SEM DEPENDENTES", ou ele informa os dependentes ao RH da empresa e assina o Termo com os dependentes, mas devido ao seu salário ultrapassar a tabela, não receberá o salário família.
Mas sim, terá na base de cálculo do IRRF s/ Salários (0561) as deduções cabíveis à dependentes.
Isso gerará um menor desconto em seu holerith (pois podemos deduzir os dependentes - filhos e esposa ou companheira), mas na hora de fazer o IRPF dele, poderá sofrer algumas alterações...
Enfim, se ele não quer trazer os cartões, peça para ele assinar este Termo "sem dependentes", pois com o passar dos tempos, um dia ele poderá alegar que entregou os documentos para a empresa, e ela (a empresa) não fez as deduções cabéiveis... e isso, certamente, será a alegria de um advogado trabalhista. :), e neste caso ele (o empregado) que não quer entregar um documento à empresa... não podemos forçá-lo à fazê-lo, mas podemos nos precaver, certo?
Em todo caso, para prevenir a empresa, faça-o assinar o termo de responsabilidade, porque se ele não quer entregar os documentos, então ele está informando à empresa que NÃO tem dependentes!
Espero ter esclarecido sua dúvida!
Cláudia Vianna
Editado por Cláudia Rocha Vianna em 13 de maio de 2009 às 15:24:08