x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 2.874

Anotações de escala na Ctps

Ana Paula Borba

Ana Paula Borba

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 11:34

Trabalho ha 16 meses em escala 12x36 como operadora de telemarketing.
Não há autorização na convenção coletiva para essa escala.
Depois desse tempo todo agora querem anotar na carteira que fazemos esse horário. É necessário? Estou c receio de algo errado nessa anotação que me faça perder direitos.
Alguém saberia se procede esse anotação?
Obrigada

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 11:38

Bom dia, os dados relativos à jornada de trabalho normalmente constam no Contrato de Trabalho. Caso seja necessário, faz-se um adendo à este Contrato, reformulando algumas cláusulas.

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 11:41

Apenas complementando...

Eu particularmente faço um Acordo de Compensação, enfatizando a jornada a ser laborada.

''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Ana Paula Borba

Ana Paula Borba

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 14:28

Eles pediram a carteira pra atualizar e fizeram essa anotação.
Ainda não entreguei a minha. Estou achando estranho ser na carteira.

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 14:34

Eu particularmente desconheço tal procedimento Ana, mas...

''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 14:47

Ana Paula Borba

Veja bem, a jornada de trabalho 12x36 não tem previsão legal, entretanto, o Poder Judiciário e o MT ( PN 81/2009) aceitam essa jornada desde que esteja prevista na CCT (Veja Súmula 444 TST).
Quanto a anotação na CTPS, acredito que não haverá problema ser anotado na sua CTPS (Anotações Gerais) apesar de desnecessário, até mesmo, que no seu contrato de trabalho que foi assinado no ato de seu registro, haverá de constar o seu horário de trabalho, e esse horário deve ser a jornada 12x36.
Caso o horário que conste no seu contrato esteja diferente do que ocorre, deve ser feito um Aditivo ao Contrato de Trabalho assinado por ambas as partes constando a alteração do seu horário de trabalho.

Atenciosamente
Eliane Rezende
Ana Paula Borba

Ana Paula Borba

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 16:06

Rafael também desconheço, por isso minha desconfiança.

Eliana, no meu contrato não consta jornada. Eles fizeram a solicitação sem informar do que se tratava, disseram que era atualização. Eu desconfiada não entreguei. Acredito que fizeram assim pq se nos dessem um contrato a desconfiança seria grande e não iam assinar.
Isso tudo aconteceu depois que uma funcionária demitida acionou na justiça.
Eu ainda não entreguei.

ELIANE

Eliane

há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 16:17

Ana Paula Borba

Como assim no seu contrato não consta jornada????
O que você acordou com eles quando começou a trabalhar? Tem que ter isso em algum lugar, pois então, como eles calculam as horas extras ou faltas e atrasos se não tem pré acordado um horário a ser cumprido?

Atenciosamente
Eliane Rezende
Ana Paula Borba

Ana Paula Borba

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 17:16

Eliane na via que tenho em mãos não está preenchida o horário de trabalho. Desde o começo sempre foi 12x36 noturno, nunca houve contestação até essa semana quando pediram todas as carteiras do setor.
Acredito que agora eles querem colocar o cadeado no portão arrombado. Pois fazendo essa anotação eles vão se resguardar de futuros problemas.
Meu medo é essa atitude da empresa me prejudique ou se há algo errado eles estão querendo encobrir.

ELIANE

Eliane

há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 17:21

Ana Paula Borba

Não vejo problemas no fato para você, mas sim para eles.
Veja que não é reconhecido a escala 12X36, salvo previsão na CCT, conforme comentei anteriormente. Mas se ainda assim, eles desejam fazer a anotação na CTPS e não tem previsão na CCT, é uma prova incontestável que eles estão criando contra si.
Não é uma informação que lhe desabone, então não vejo problema algum para você.

Atenciosamente
Eliane Rezende

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade