x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 527

Rescisão jusca Causa

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 11:46

Bom Dia pessoal, sou nova na área de DP e ja acontece esse tipo de coisa comigo.
A funcionária desdo dia 11/07/2016 que ela não comparece ao emprego. enviamos telegrama, mensagem no whatsapp .
Na competência 07/2016 eu lancei os 21 dias de falta e o saldo de salário. mas a funcionaria nao compareceu nem pra receber.
Dia 19/08/2016 fizemos a rescisão dela por justa causa, abandono de emprego. lancei as faltas pra dela no mês ou seja até o dia 19 com falta, sendo assim o saldo de salario não existe. correto ? paguei as férias vencidas mas descontou as faltas então lançou avos e 1/3. estou correta ?

Eu li que justa causa paga o saldo de salario mas nesse caso ela não tem não é ? Como ela nao apareceu nem pra receber o outro contra cheque passado eu não vou lançar na rescisão. nao vi necessidade porque ela deveria ir antes receber

Atenciosamente.
ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 11:58

Graciane Alves

Não sei como foi feito em detalhes mas vai algumas dicas:
Não aceite como comprovante somente o envio de telegrama. Quando for enviar um telegrama mande com AR (aviso de recebimento), somente com o AR você pode provar que o funcionário recebeu. E verifique se a assinatura é do funcionário mesmo, pois ele pode dizer que foi outra pessoa quem recebeu. E mande mais de um telegrama, em datas diferentes.
E se ele tiver saldo a receber (tanto no recibo de pagamento quanto da rescisão) faça a transferência do valor devido na conta do funcionário, na data correta e guarde esse comprovante junto aos demais documentos rescisórios. Não faça a transferência em conta que não esteja em nome do funcionário (tipo esposa, filhos, etc). E se ele não tiver conta em banco, faça o depósito judicial no MTE.