x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 780

Afastamento pelo INSS e Estabilidade

Breno Giacomo de Oliveira

Breno Giacomo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 09:40

estou com um problema em que o funcionário de uma empresa havia sido demitido a mais de 1 ano, porém antes de finalizar a rescisão e a homologação, o mesmo precisou passar por uma cirurgia e inevitavelmente precisou ser afastado pelo inss.
agora o abençoado foi recolocado no mercado de trabalho novamente, e quer voltar a trabalhar para a empresa, porém a empresa não quer ele em seu quadro de funcionários e um dos motivos é por estar em processo de transferência de titularidade da mesma. quais serão os procedimentos a se adotar com esse funcionário? quais os gastos que a empresa terá para rescindir com ele?

Vinicius

Vinicius

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 09:55

Bom dia,

Você teria de verificar o prazo que cada sindicato estipula para estabilidade para afastamento pelo INSS, a maioria que conheço tem estabilidade do mesmo tanto de dias que ele ficou afastado pelo INSS se limitando a 90 dias. Mas isso pode variar de cada sindicato, aconselho você a olhar o prazo na convenção coletiva.

Breno Giacomo de Oliveira

Breno Giacomo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 10:16

liguei no sindicato para me informar e me disseram que se não for acidente de trabalho ele não tem estabilidade; obrigado.
seguindo no mesmo caso; a empresa na época do afastamento já havia depositado os 50% do fgts; como eu devo dar prosseguimento na rescisão desse funcionário, quais procedimentos adotar; poderiam me ajudar com um passo a passo? esse prazo do afastamento entra no período de acerto?

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1 , Analista
há 8 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 16:50

boa tarde

funcionario afastado no curso do aviso o procedimento é o seguinte

supondo que faltavam 3 dias para o fim do aviso e consequentemente o desligamento e o funcionario veio a afastar-se por auxilio doença, neste caso o aviso previo fica suspenso até a alta do funcionario, assim que o mesmo tiver alta do inss manda o funcionario fazer o exame de retorno ao trabalho e se estiver apto da sequencia no cumprimento dos dias que faltam para cumprimento do aviso e faz a rescisão, isto no caso de auxilio doença comum, se for doença ocupacional ou acidente do trabalho o aviso deverá ser cancelado pois o mesmo adquire estabilidade de 12 meses .

grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade