x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 12.555

Contratação de pessoas de outra cidade - É devido algum adic

LUIS FERNANDO PALMA

Luis Fernando Palma

Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 17:15

Contratação de pessoas de outra cidade - É devido algum adicional ?

Olá amigos !

Minha empresa encontra-se no interior de SP e pretende contratar uma pessoa que atualmente mora em Santos/SP.
Minha dúvida é, além do salário, fará jus o empregado ao recebimento de algum adicional pelo fato dele estar se mudando de sua cidade para trabalhar na empresa?

Cabe esclarecer que em nenhum momento a empresa solicitou a sua mudança de cidade, mas e a distância entre uma cidade e outra é de 250 Km, aproximadamente.

Outra informação importante é que, pelo que sabemos, ele nem conhecia a cidade em que a empresa fica, não tem parentes, não tem imóvel, enfim, ele pagará aluguel, informou que só não se mudou ainda por não ter certo o emprego.

Podem me ajudar? Acho que foge um pouco da situação de transferência, onde um empregado que já atua na empresa se muda para outra unidade, neste caso estamos contratando alguém de fora.

Obrigado.

Luís Fernando Palma

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3 , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 17:25

"ADICIONAL DE TRANSFERÊNCIA

O empregador que transferir o empregado para localidade diversa da que resultar o contrato, deverá efetuar um pagamento suplementar de no mínimo 25% do salário percebido na localidade da qual foi transferido, enquanto durar a situação."

"TRANSFERÊNCIA DO LOCAL DE TRABALHO

O artigo 469 da CLT dispõe que é vedado transferir o empregado sem a sua anuência para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.

A transferência se caracteriza pela mudança de domicílio. Nos termos da legislação civil, domicílio é o lugar onde a pessoa reside com ânimo definitivo.

A mudança do local de trabalho que não acarrete mudança de domicílio não configura transferência, mas simples deslocamento do empregado."

Fonte: Guia Trabalhista

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"
Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 17:29

Boa tarde Luíz!

Acredito que nesse caso você não tenha que pagar nenhum adicional pois não se trata de transferência de funcionário.

E quanto as despesas que ele terá com aluguel, etc ficará por conta dele, uma vez que aceitar a vaga foi opção dele.

Ao meu ver seria isso.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade