x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.517

Hora extras excedentes

Adalberto Aires Ferreira

Adalberto Aires Ferreira

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2016 | 08:38

gostaria de ajuda num entendimento sobre as horas extras excedentes e sobre o seu limite.
um sindicato em convenção fala que as 2 horas extras normais tem um acrescimo de 60%, as 2 excedentes um acrescimo de 80% e o trabalho em domingos feriados o adicional de 100%.
e no caso de um empregado efetuar as 44 horas normais, e no sabado quantas horas ele pode trabalhar ou no domingo tambem como horas extras.
eu tenho um entendimento que no sabado apos as 44 cumpridas de 2ª a 6ª so poderiam fazer a 2 horas normais como extra de 60% e exceder mais 2 com adicional de 80%, no domingo fazer somente as 4 horas com o adicional de 100%, esta correto meu entendimento ?
desde já obrigado, se alguem puder me ajudar.

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2016 | 08:54

Bom dia Adalberto!

Conforme as informações acima meu entendimento foi o seguinte:

De segunda a sábado se ele fizer 02 horas extras diárias, o funcionário receberá 60% hora extra referente as 02 primeiras horas e a partir da 3º hora ele terá direito a 80% de acréscimo
.
Caso ele trabalhe no domingo e/ou feriado toda sua jornada será acrescida de 100%.

Agora, se de segunda a sexta, já foram trabalhadas as 44 horas, e o funcionário trabalhar no sábado, toda a sua jornada no sábado será hora extra.

Verifique o que diz a CLT sobre esse limite: http://www.sato.adm.br/guiadp/BcoCLT/banco_de_dados_clt_art_059.htm

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2016 | 09:18

Adalberto Aires Ferreira bom dia.

Concordo com o entendimento da nossa amiga Pammela, porém, aconselho-te a entrar em contato diretamente com o sindicato, eles irão te expor com mais clareza esta clausula.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade