Claudinéia Rodrigues
Bom dia!
Seja bem vinda ao Forum!
Cadastro PIS: Como fazer?
O cadastro é feito pelo empregador na Caixa Econômica Federal que disponibiliza duas formas de realizar o procedimento: através do CNS (Conectividade Social) em lote ou então por meio do acesso direto da empresa no sistema. Se optar pelo cadastro em lote, o empregador gastará menos tempo, pois poderá cadastrar todos os seus funcionários rapidamente e em uma única vez e precisará esperar, no prazo de cinco dias, a resposta da Caixa.
Mas, se o empregador possui poucos funcionários poderá fazer o cadastro individual através do Conectividade Social. Entretanto, é necessário que tenha uma permissão dada diretamente pela Caixa para poder ter acesso ao sistema.
No Conectividade Social é possível encontrar serviços como, por exemplo, a visualização de relatórios, consulta CRF, Depósito Recursal, Edital Eletrônico e Acompanhamento do FGTS – SMS. Para conhecer o programa, basta acessar o link: http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/PAGINAS/DEFAULT.ASPX.
Cadastro PIS pela Internet
O cadastro do PIS também pode ser feito pela internet pelo portal do DATAPREV. A inscrição do PIS pode ser feita acessando o painel INSCRIÇÃO e em seguida em FILIADO. Assim, preenchendo os dados, você receberá o o seu número do PIS.
Fonte: pis2016.org