x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.542

Escala de Folguista 5X1

Gedeson dos Santos Matos

Gedeson dos Santos Matos

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2016 | 10:08

Bom dia Pessoal, preciso da ajuda de vocês para a seguinte situação:

Gostaria de utilizar escala de folguista na modalidade 5X1, por exemplo AAABBF, onde A é horário das 07h30 as 15h30, B é das 15h30 as 23h30 e F é folga, portanto minha dúvida é se nesse caso o colaborador pode folgar somente em 01 dia mesmo, ou precisaria ser em 02 dias de folga devido ao ciclo biológico do colaborador.

Gostaria de algum embasamento na legislação, caso alguém tenha.

Sem mais,

Atenciosamente,

Gedeson Matos

WILTON SANTANA

Wilton Santana

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2016 | 11:49

Bom dia,
O primeiro a se fazer é ver no sindicato da categoria se é permitido essa escala, alguns sindicatos dão a instrução e outros pedem até que seja homologado a escala.
Eu tenho esse mesmo caso aqui, o funcionário trabalha os 5 dias seguidos e folga 1 dia, porem no correr do mês o sindicato instrui que o funcionário tenha ao menos um Domingo de folga, de acordo com o artigo da CLT.

"Art. 67 - Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de vinte e quatro horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.

Parágrafo único - Nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção quanto aos elencos teatrais, será estabelecida escala de revezamento, mensalmente organizada e constando de quadro sujeito à fiscalização."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade