x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.374

Rafael Henriques

Rafael Henriques

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Terça-Feira | 16 junho 2009 | 09:27

Gostaria de uma ajuda...
A empresa quer dar férias a um funcionário antes de demití-lo sem justa causa.O problema é que este foi admitido em 08/2008...Queria saber qtos dias posso dar a ele de férias proporcional à esse periodo de 10 meses?

Grato.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 16 junho 2009 | 11:01

Bom dia Rafael Henriques!

Tenho uma dúvida parecida com esta sua.
No meu caso, o empregador apenas gostaria de "antecipar" as férias do empregado, ou seja, o período aquisitivo das férias do empregado vence no dia 30/08/2009. Como a partir deste período a empresa terá um volume de serviços maior e agora (06/2009) o volume de serviços é menor, a empresa deseja antecipar as férias do empregado.

Pesquisei aqui no Fórum e percebi que este tema é polêmico e temos entendimentos diferentes.

Na legislação vigente não existe nada tratando do assunto de antecipação das férias.
O Artigo 130 da C.L.T. determina que "Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias...".

Em um material da revista Econet consta que "as férias individuais não poderão ser concedidas antes que o empregado complete o seu período aquisitivo, portanto não há que se falar em antecipação ao gozo das férias individuas.
Caso o empregador concedê-las antes do período dos 12 meses, e houver uma rescisão contratual, não terá como proceder o desconto, visto que inexistia o direito, sendo considerada se houver fiscalização como licença remunerada
".

Veja neste link que, segundo a equipe de consultoria da cenofisco, "É vedado conceder férias ao empregado com menos de 01(um) ano, ou seja, cujo período aquisitivo esteja incompleto, ressalvado quando da concessão de férias coletivas.(artigo 134 da CLT)".

Editado por Wilson Fernando A. Fortunato em 16 de junho de 2009 às 11:01:59

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Alcir braz brighenti

Alcir Braz Brighenti

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 08:44

Rafael.

Não tem como conceder gozo de ferias a empregado sem periodo aquitivo completo, espere + 2 meses e conceda as ferias e depois despeça-o. Abraços

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade