x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 13.834

Baixa CTPS por abandono de emprego

Roberto Alves Ferreira

Roberto Alves Ferreira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 10:21

Bom dia Colegas,

Tem um funcionário que desde 03 de Outubro de 2016 não comparece a empresa, já foi enviado uma carta AR solicitando o comparecimento do mesmo e também já fiz o anuncio no jornal como abandono de emprego.

Gostaria de saber qual a data devo dar baixa na CTPS se o mesmo aparecer??

Desde já agradeço...

Roberto Alves Ferreira

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 10:40

Olá Roberto
Bom dia,

Muito cuidado com anúncios de abandono de empregos em jornais, pois podem ocorrer reclamações trabalhistas sob alegação do empregado não ter acesso a jornais. Existem jurisprudências a respeito.

Sobre a data, como de praxe aguardamos 30 dias para o retorno, e esta será a data a ser considerada como fim do contrato.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Roberto Alves Ferreira

Roberto Alves Ferreira

há 8 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 08:44

Bom dia Vânia,

Mesmo ele não tendo nada a receber na rescisão e preciso?

Será que sindicato da categoria faz a homologação, ou tenho que ir no Ministério do Trabalho.

Até porque este funcionário sumiu... estarei enviando uma carta dizendo que o contrato de trabalho dele foi rescindido.

Por favor me ajude nestas resposta, muito obrigado!

Roberto Alves Ferreira

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 8 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 10:46

Tem que homologar de qualquer forma se tiver mais de 1 ano.
No mesmo telegrama informe o dia, hora e local da homologação.
Envie com AR e cópia.
Compareça na homologação, e se o empregado não comparecer o Sindicato fará uma ressalva e a Empresa fica tranquila.

Att,

Vânia Zaniratto

Roberto Alves Ferreira

Roberto Alves Ferreira

há 8 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 13:32

Vânia,

O que ocorre a empresa foi prestar um serviço em outro estado, onde este funcionário foi escalado pra trabalhar.

E o local onde foi prestado o serviço ficava próximo da cidade onde ele ia votar na eleição anterior,

Assim desde Outubro/2016 ele não comparece a empresa.

Já liguei no sindicato e eles me informaram que não vão homologar, com isso preciso ir MTE.

Se este funcionário não aparecer com a CTPS o que devo fazer pra não prejudicar a empresa, posso ir no MTE sem a presença do mesmo pra fazer a homologação??

Desde já agradeço...

Obrigado

Roberto Alves Ferreira

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 8 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 13:36

Roberto no caso do Sindicato se recusar a homologar, a opção será homologar no MTE.
Ligue no Sindicato e tente agendar. Havendo a recusa, anote o dia, horário e quem te atendeu para que sejam passadas estas informações para o fiscal do MTE.

Mantenha a orientação acima, de avisar o empregado via telegrama sobre o dia, hora e local da homologação.

Att,

Vânia Zaniratto

Roberto Alves Ferreira

Roberto Alves Ferreira

há 8 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 15:12

Oi Vânia,

Entrei em contato com o sindicato, onde conversei com o Depto. Jurídico, e contei a história dessa rescisão, eles me falaram que não faz a homologação.

"Ainda dizendo aqui e a casa do trabalhador"

Se ocorrer deste funcionário não aparecer com a CTPS o que devo fazer pra não prejudicar a empresa, posso ir no MTE sem a presença do mesmo pra fazer a homologação??

Como te falei o mesmo esta em outro estado.

Na carta que estou enviando ao funcionário, coloquei assim: "Favor comparecer na empresa munido de sua CTPS para a devida baixa".

Grato,

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 8 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 22:57

Roberto

O telegrama será sua prova de comunicação com o empregado.
Maque no MTE. Se ele não aparecer você terá a prova que avisou.

Att,

Vânia Zaniratto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: