Carlos Alberto Antonio do Prado
Bronze DIVISÃO 2 , Assessor(a) Contabilidadeeu posso registrar um funcionario (maior ) com menos de trezentos e cinquenta reais ?
respostas 6
acessos 1.220
Carlos Alberto Antonio do Prado
Bronze DIVISÃO 2 , Assessor(a) Contabilidadeeu posso registrar um funcionario (maior ) com menos de trezentos e cinquenta reais ?
Marcelo Augusto Alonso
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeNão...
Wandercy Cirilo de Sousa
Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Recursos HumanosOlá Carlos,
Nenhum empregado pode ter remuneração inferior a um salário mínimo, entretanto, o salário pode ser pago em valor mensal, diário ou por hora. Assim o empregado mensalista contratado para trabalhar em jornada reduzida por acordo entre as partes, poderá ter o seu salário fixado proporcionalmente ao nº de horas diárias combinadas, respeitando o salário mínimo hora.
EX: Auxiliar Contábil com jornada de 4 horas
Salário mínimo mês = R$ 350,00
Salário/hora = R$ 350,00/220 = R$ 1,59
Salário/dia = R$ 1,59 x 4 = R$ 6,36
Salário mensal devido ao empregado = R$ 190,80
Assim, lembramos que não havendo nenhuma previsão em contrário no documento coletivo, o piso poderá ser pago proporcionalmente, no caso de contratação do trabalhador com jornada reduzida por acordo entre as partes.
Atenciosamente,
wandercy
Labor-contábil
Articulista , Contador(a)Isto também vale para empregadas domésticas, Wandercy?
Uma empregada que trabalha 3 dias por semana, pode ser registrada pelo valor do salário mínimo-hora ou dia? E como ficam os recolhimentos de Inss do patrão e empregada, considerando-se uma empregada doméstica que ganhe R$190,80 ao final de um mês, como no exemplo que mencionou acima?
Desde já agradeço!
Reinaldo Hassen Junior
Ouro DIVISÃO 1 , RepresentanteRegistrar não... Mas ele é empregado ou prestador de serviços autônomo?
Com registro na prefeitura, pagador de ISS, com contrato fixado entre tomador e prestador, sem subordinação, periodicidade coisa e tale-talecoisa?
É só uma dúvida minha...
Wandercy Cirilo de Sousa
Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Recursos HumanosOlá! Revson,
É garantido ao trabalhador doméstico, desde a constituição de 1988, o salário mínimo vigente no país. Além disso, alguns Estados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, garatem pisos salariais superiores ao mínimo.
Os trabalhadores domésticos não tem, ainda, todos os direitos assegurados pela Legislação Trabalhista vigente. Mas é uma categoria que vêm obtendo grandes conquista: O depósito do FGTS facultativo que assegura direito ao seguro desemprego é uma delas.
Portanto, no seu caso, como você não necessita de uma pessoa que preste serviços contínuos, a contratação de uma diarista ficaria mais em conta.
Atenciosamente,
Wandercy
Labor-contábil
Articulista , Contador(a)Então não posso contratar uma empregada doméstica pagando por dia ou hora?????
O que seria uma diarista se não uma empregada doméstica que ganha por dia. Posso contratá-la registrando na carteira assim "R$ 1,59 p/ hora"... não sei como proceder ao recolhimento do INSS, parte do patrão e empregada.
Grato!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade