Roberta...
se vc tiver que recolher a diferença dos 03 meses mês a Mês faça o seguinte:
1º apure as diferenças do Mês de março, abril, e maio de cada empregado.
2º importe a folha de pgto, ou se vc usar a entrada de dados, puxe o backup.
3º abra o mes 03/2009, no cod. 115 e coloque a data de pgto do fgts(em atraso)e previdencia social (no prazo)
4º click em cada empregado da empresa no sefip, e no campo: remunerações sem 13º salario, digite a diferença do salario da convenção coletiva, ex. 30,00, logo abaixo á um campo dizendo: remuneração complementar p/ o fgts? x sim? __não? marque sim.
5ºlogo abaixo no campo: base de calculo e previdencia social, afastamentos por 01,02, R,Z2, Z3,Z4, ou remuneração complementar p/ o fgts, digite o salario INTEGRAL dos funcionários ex: folha anterior 500,00, reajuste da CCT 30,00=total 530,00 (lembre-se que 1º campo só vai o complemento de 30,00)
6º salve e simule p/ ver os valores do INSS e FGTS.
7º como vc ja pagou a gfip 03/2009, o sefip só vai gerar a diferença de FGTS...agora o INSS/GPS, vai gerar um novo valor integral e não a diferença, pegue a GPS paga anterior, reduza do novo valor apurado pelo sefip, preencha uma gps complementar, calcule os juros e recolha no banco, não esqueça de escrever um texto na gps complementar tipo: recolhimento sob diferença de INSS conf. cct 2009/2010 etc...
8º faça isso com as outras competencias, (da muito trabalho viu...)
9º empresas que não são optantes pelo simples a diferença de INSS da mais trabalho para apurar, pelas aliq. patronais e outras entidades, mas vc consegue.
10º não use o sefip p/ calcular as diferenças de juros do inss, ele não esta apto para isso, use o calculo aqui mesmo do site forum contabeis que é bem pratico e rapido.
dá um trabalhão danado, mas se não puder recolher toda a diferença no mes 06/2009, tera que fazer tudo mes a mes.
Abraço...
Paulo